terça-feira, 3 de abril de 2012

Alunos de Caucaia conhecem instalações e funcionamento da AL

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, nesta terça-feira (03/04), 32 alunos do 3º ano do Colégio Luzardo Viana, do município de Caucaia. Essa é a segunda vez que estudantes da instituição vêm ao Legislativo neste ano. A iniciativa faz parte do projeto “O Parlamento e Sua História”, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), que promove visitas monitoradas, com o objetivo de informar sobre a história do Legislativo estadual e as atividades da Casa.
Na oportunidade, os alunos assistiram palestra sobre o Poder Legislativo no Auditório Murilo Aguiar, visitam o Plenário 13 de Maio, a FM Assembleia, a Biblioteca e o Espaço do Povo, além da exposição no Malce.
No Plenário 13 de Maio, os estudantes foram recebidos pelo deputado Manuel Duca (PRB), que discorreu sobre a importância do Legislativo para o funcionamento do Estado, e também respondeu a perguntas dos alunos sobre a sua atividade parlamentar. Na oportunidade, ele destacou dois projetos ainda em tramitação. As proposições dispõem sobre a introdução de derivados de caju na merenda escolar e a criação de uma delegacia de Narcóticos na região do Baixo Acaraú.
A aluna Camila Karen Veras Carvalho, 17 anos, considerou a visita muito importante, não só em termos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pretende prestar no final do ano disputando uma vaga no curso de odontologia, mas também como um aprendizado de cidadania. "As leis que são aprovadas pela Assembleia vão influir na vida de todos. Por isso é importante conhecer os processo de elaboração dos projetos e também o funcionamento da Assembleia", avaliou.
A professora de história, filosofia e sociologia do colégio Luzardo Viana, Tacivanda Sampaio, que acompanhou os alunos, esclareceu que a visita deverá ser objeto de conteúdo didático nas aulas que tratam da constituição do Estado Brasileiro. Ela declarou que a ideia de participar do projeto da Assembleia surgiu a partir de um convite do Legislativo e, em todas as visitas, o saldo foi positivo.
JS/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário