Dando continuidade aos trabalhos do Parlamento Jovem Cearense, foram apresentados, na tarde desta segunda-feira (11/06), 37 projetos de lei. A sessão contou com a presença dos 46 parlamentares, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de 11 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.
A sessão foi aberta pelo presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem Cearense, deputado Héricles Alves, que elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa ao criar o Programa Protagonismo Infantojuvenil. “Esse projeto dá vez à criança e ao adolescente, valoriza a opinião do jovem e abre espaço para novas ideias e conceitos”, disse Héricles.
Já o segundo secretário da Mesa Diretora, deputado João Batista, fez a leitura do expediente e apresentou a ementa dos 37 projetos. Em seguida e foi aberta a tribuna aos oradores inscritos, que defenderam suas proposituras.
O primeiro orador foi o deputado-júnior Matheus Oliveira, de Maranguape, que alertou sobre o risco das queimadas e apresentou o projeto de lei, que determina a criação de incentivos a práticas agrícolas que priorizem a preservação ambiental.
A deputada Naiane Maciel, de Chorozinho, ressaltou que as queimadas trazem também graves problemas à saúde pública. A deputada Adda Luiza, do Colégio Batista, em Fortaleza, falou sobre o projeto que prevê a expansão de vagas no ensino infantil e em creches públicas. “A ampliação das creches é fundamental para a inserção da mulher no mercado de trabalho, que gera melhoria de renda e a igualdade entre homens e mulheres”, ressaltou Adda.
A deputada Jéssica Lopes, de Caucaia, defendeu o projeto de lei, que prevê a aplicação de modalidades esportivas indígenas nas aulas de educação física. “A divulgação de modalidades como cabo-de-guerra, arco e flecha ou arremesso de lança pode ser um resgate a cultura indígena nosso Estado”, afirmou a parlamentar.
A questão ambiental, a criação de escolas profissionalizantes, de centros esportivos e de clínicas de recuperação para dependentes químicos, reciclagem de lixo e melhoria da segurança nas escolas também foi tema de projetos apresentados pelos jovens parlamentares. Os 92 estudantes que participam do Programa Protagonismo Infantojuvenil, que formam o Parlamento Infantojuvenil e o Parlamento Jovem, conheceram o funcionamento da AL e receberam orientação sobre a atividade do Legislativo e a tramitação de propostas.
As propostas apresentadas pelos deputados serão analisadas pelas comissões técnicas do Parlamento Infantojuvenil e pela Procuradoria da Assembleia.
CV/LF
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