sexta-feira, 8 de junho de 2012

Projeto promove inclusão digital

Fortaleza. A Internet tem se figurado como estratégia de desenvolvimento. Tudo de novidade, informações, em todos as áreas, seja educação, cultura, entretenimento, pode ser conhecido pela rede mundial de computadores. Para quem ainda não tem acesso possa agora participar, o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Indesa) está desenvolvendo o Projeto Cidade Digital.


Diretor executivo do Indesa, Thauzer Fonteles, explica que o projeto já está implantado em Fortaleza, Cascavel e Fortim

Financiado pelo Banco do Nordeste, permite acesso gratuito à Internet sem fio no município ou bairro, promovendo a inclusão social daqueles que nunca tiveram acesso, além de inclusão digital em domicílios, escolas, hospitais, comércios, enfim, em todos os locais beneficiados pela cobertura do sinal.

De acordo com o diretor executivo do Indesa, Thauzer Fonteles, o projeto já está presente nos municípios de Cascavel e Fortim, Litoral Leste do Estado, e em fase de implantação nas cidades de Icapuí e Mauriti. Na Capital cearense, funciona nos bairros Bom Jardim (na Fundesol) e Conjunto Palmeiras (no Banco Palmas).

A Cidade Digital (CD) também implanta uma ilha digital para as pessoas que não têm acesso ao computador em casa possam também usufruir o serviço e seus benefícios.

Interligação

O acesso é totalmente gratuito, bastando um cadastro junto à prefeitura (se for no município) ou à entidade que abriga o projeto (se for no bairro). O Projeto promove o acesso residencial, a interligação de todos os prédios e serviços públicos governamentais, modernizando os serviços (estrutura financeira, tributária e administrativa), gerando mais educação, saúde, segurança e incentivo do turismo, melhoria de emprego e renda, dentre outros.

"Queremos prover o acesso à Internet para toda a sociedade, para que possam compartilhar cultura, educação, de forma gratuita", disse o diretor Fonteles. Segundo ele, o município que tiver interesse em implantar a CD pode entrar em contato, o projeto é elaborado e encaminhado ao Banco do Nordeste. Geralmente, escolhe um lugar para colocar a antena matriz e outras antenas repetidoras de sinal. "A cobertura é de três a cinco quilômetros", explica o diretor. "A Prefeitura entra com o ´link´ e nós com os equipamentos. Geralmente se implanta em escolas. Fazemos, primeiramente, um estudo de distância, topográfico", comentou ele.

Municípios
Na cidades de Cascavel e Fortim, onde o trabalho foi instalado primeiramente no ano de 2008, existem uma antena de 30 metros de altura e três antenas repetidoras do sinal. Em Icapuí, a antena matriz está instalada na Câmara Municipal.

Outras cidades que estão à espera, cujo projetos já foram encaminhados para o Banco do Nordeste são Maranguape, Caucaia e Beberibe.

Mais informações:
Indesa - Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental.
Tel: (85) 8808.1158
www.indesa.org.br

dn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário