sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Índios protestam pela demarcação de suas terras em Caucaia

A praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, ganhou movimento extra na tarde desta sexta-feira. Índios das comunidades Tapeba (Caucaia) e Pitaguari (Pacatuba) e pessoas da sociedade civil se reuniram no local, ao som do Toré, para protestar contra a ausência de demarcação de terras dos índios no Ceará. "Só existe uma terra demarcada e isso só aconteceu porque nenhum empresário chegou para contestar", criticou o estudante Lucas Moreira, um dos manifestantes.
A manifestação já aconteceu em diversas cidades do Brasil, fato destacado pelo pajé Barbosa, Pitaguari. "Nunca uma nação havia se mobilizado por um povo. Isso é um fato inédito", disse. Ele ressaltou também que o ato de hoje é em solidariedade a todos os irmãos índios do País que sofrem pelos seus territórios. "A terra que nosso povo ocupa é sagrada e está pedindo socorro", afirmou.
Panfletos foram distribuídos durante a manifestação e a Carta da Aty Guasu Guarani e Kaiowá aos diversos movimentos sociais foi lida pela ativista Regiane Nigro. "Estamos representandos todos os índios do Ceará", afirmou. A imediata demarcação do territórios tradicionais e a desintrusão dos territórios já declarados e homologados foi um dos pontos da carta mais exaltados durante a atividade.

 http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário