sexta-feira, 12 de julho de 2013

Governo reforça negociações para Refinaria no Ceará

O presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, esteve reunido com a direção da GS Energy, na Coreia do Sul. A empresa celebrou, no mês passado, uma carta de intenções com a Petrobras, para um estudo em conjunto sobre a criação de uma joint venture para o projeto da Refinaria Premium II.
A GS fornece cerca de um terço das necessidades de petróleo da Coreia do Sul e exporta mais de 50% de seus produtos. A empresa tem instalações de refino e petróleo bruto, com uma capacidade de 800 mil barris por dia. A aproximação entre os grupos é fruto de um esforço do governador Cid Gomes, que a partir de uma sugestão da presidente da Petrobras, Graça Foster, passou a buscar, pessoalmente, parceiros comerciais para se unir à empresa brasileira.
De acordo com Alexandre Pereira, a GS Energy afirmou que as negociações com a Petrobras estão indo bem, deixando o governo otimista com relação à consolidação desse importante projeto para o Estado. O secretário visitou, também, a maior refinaria do grupo na Coreia e seu polo petroquímico, localizado na cidade de Yeosu. “Esse projeto é um sonho para o Ceará, estamos fazendo o possível para que se transforme em realidade”, afirmou.
LAMINADORA
O presidente do Cede manteve contatos também na Posco, terceira maior produtora de aço do mundo. O encontro foi importante para definir os primeiros passos de uma parceria entre a Posco e a Aço Cearense, numa usina laminadora no Ceará, que produzirá um milhão de toneladas de aço laminado por ano. Um dos pontos abordados foi a necessidade da mudança da legislação da ZPE de 20% para 40% da produção para o mercado interno. O investimento estimado é de R$ 1 bilhão.
Anteontem foi aprovado no Senado o Projeto de Lei 764/2011, de autoria da Senadora Lidice da Mata, que trata justamente da redução de 80% para 60%, a obrigatoriedade de exportação em ZPE. Hoje, o secretário Alexandre Pereira conhecerá a fábrica de elevadores e a torre de testes da Hyundai, empresa que pretende construir uma planta industrial de elevadores no CIPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário