quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cid Gomes interage com internautas via rede social

banner-twitcam3
O governador Cid Gomes conversou por quase uma hora e meia com internautas na tarde desta quarta-feira (24), por meio de twitcam. As perguntas foram feitas por usuários do Twitter e envolveram temas como infraestrutura, transporte, educação, turismo e ações de combate aos efeitos da estiagem. Mais de 400 pessoas acompanharam a transmissão, feita diretamente do gabinete do Governador, no Palácio da Abolição. Durante a interação, o link @cidfgomes ultrapassou os 30 mil seguidores no Twitter.


Um dos temas mais discutidos foi o abastecimento d'água no Estado, envolvendo obras de combate à seca. Segundo o Governador, estão sendo tomadas medidas tanto estruturantes, como emergenciais. "Estamos construindo e planejando diversas adutoras de caráter emergencial e permanente pelo Estado, como em Canindé, Beberibe, Tauá e Milhã", afirmou. O Ceará é o estado que mais fez investimentos em recursos hídricos, com capacidade de 18 bilhões de m³ de água. Dentre eles o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que vai distribuir as águas do São Francisco para o leste do Estado, até o Cariri Ocidental. "É uma obra que vai passar por mais três governos, mas que vai garantir a segurança hídrica no Ceará em 30 anos", concluiu. O Governador citou ainda as obras do PAC Estiagem, como a construção dos açudes Jucá e Fronteiras.

Cid Gomes informou também que as obras da linha Parangaba-Mucuripe, do Metrô de Fortaleza, devem ser concluídas até maio de 2014. Serão 22 bairros beneficiados, e mais de 100 mil pessoas quando em pleno funcionamento. Segundo ele, “será usada a linha de carga já existente. Infelizmente, a faixa de domínio foi invadida anteriormente, mas estamos fazendo o possível pra mudar o projeto e retirar o mínimo de casas possíveis. As que forem necessárias, serão todas indenizadas e realocadas. Estamos vendo também a possibilidade da realocação para áreas mais próximas”. Cid Gomes destacou também o apoio às obras do viaduto na avenida Engenheiro Júnior para a melhoria do fluxo de trânsito na Capital.

Na área rodoviária, o Governador explicou que a duplicação da CE-085 deverá ser concluída até o fim deste ano. Para ele, a maior dificuldade está no trecho I, por problemas com a construtora. “Mas posso garantir que a obra já está bastante adiantada”, concluiu. Em relação ao turismo, a necessidade da construção do Acquario foi colocada em pauta. O Acquario, afirmou,  “qualifica o nosso turismo. Não podemos ser conhecidos como um local de turismo sexual. Assim como o Centro de Eventos, que trouxe para o Estado o turismo de negócios, o Acquario vai colocar o Ceará na rota internacional. Esses empreendimentos trazem o turista ao Ceará o ano inteiro”. Outro empreendimento importante é a vinda da Refinaria para o Estado. Já existe, segundo o Governador, um protocolo de entendimento com uma empresa coreana, mas a dificuldade se encontra no prazo: “Precisamos cobrar para que se torne concreto, irreversível.”.

Sobre a educação, Cid Gomes falou da importância da criação de novas universidades no Estado e nos investimentos já feitos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). “De 2007 até o ano que vem, são R$ 73 milhões investidos, quatro vezes mais do que nos anos anteriores”. Ele reafirmou também a conclusão de 140 escolas profissionalizantes no Ceará até o fim de 2014.

Acesse o vídeo na íntegra: http://bit.ly/15JGyZM

24.07.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário