domingo, 7 de julho de 2013

Parada Gay leva multidão para Avenida Beira-Mar

A Avenida Beira-Mar recebeu uma multidão na tarde deste domingo (7) para a 14ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Realizado pelo Grupo de Resistência ASA Branca (GRAB), a edição de 2013 celebrou conquistas como o arquivamento da "Cura Gay" e também marcou pelos protestos pedindo a saída do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. 
Segundo a diretora do GRAB, Dediane Souza, o destaque deste ano ficou com o tema da parada "LGBTs no armário nunca mais! União e Conscientização na luta contra o fundamentalismo". "É importante a gente pautar a questão do fundamentalismo e do retrocesso das lutas LGBTs porque temos que garantir os direitos das pessoas que se autoafirmam LGBT. Essas pessoas não podem viver no anonimato e esperamos que o Estado garanta o direito da população LGBT. Também pedimos que o fundamentalismo religioso não interfira na construção desses direitos", Explica Dediane.
A concentração na Avenida Beira-Mar iniciou por volta das 15h e os oito trios elétricos sairam em direção ao Aterro da Praia de Iracema às 17h. O promoter João Neto, de 27 anos, aproveita o evento para reforçar as reivindicações da população LGBT. "A parada gay é importante para a gente lutar pelos nossos direitos. Essa questão do deputado Marco Feliciano querer mostrar que ser gay é uma doença isso é não é verdade. Todos sabem que nós não escolhemos ser assim. A gente nasce gay. Temos todos os direitos de lutar pelo que achamos justo. Isso é uma das bandeiras que levanto na parada gay". disse.
A parada pela Diversidade Sexual do Ceará atrai públicos de todas as idades. são pessoas que se identificam com a luta do movimento. "Eu sempre tinha curiosidade de acompanhar esse evento e esse ano deu certo. Gosto muito do jeito dos gays. Eles estão mostrando o que são. A pessoa tem que assumir o jeito que é. Ser gay não é uma coisa de outro mundo. É uma opção de cada um e isso é normal" comentou a doméstica Maria das Dores, de 57 anos, que foi para a Av. Beira-Mar só para prestigiar o evento.

edição 2013 da parada gay contou com um efetivo de 190 homens da Polícia Militar, 80 agentes da Guarda Municipal e mais 10 Guardas Vidas. A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará faz alusão ao Dia Mundial do orgulho Gay e LGBT, celebrado no dia 28 de junho.

dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário