segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Brasilidade rende homenagens ao Trio de Ouro



  Trio de Ouro Foto: Divulgação Internet
O programa Brasilidade da rádio FM Assembleia (96,7MHz) deste domingo (24/09) rende homenagens ao Trio de Ouro, criado por Herivelto Martins, em 1937, quase acidentalmente. Na época, ele formava com Nilo Chagas a Dupla Preto e Branco.
Nilo Chagas havia substituído o primeiro parceiro de Herivelto Martins, Francisco Sena, que tinha morrido no ano anterior. Dalva de Oliveira e Herivelto Martins se conheceram no Teatro Pátrias  e logo iniciaram um relacionamento.
Certa vez, ao a ensaiar vocalizações com Dalva de Oliveira, na busca de algo diferente, a dupla foi ouvida pelo compositor Príncipe Pretinho que se entusiasmou pelo resultado e os incentivou a prosseguir.
Inicialmente, o trio reunia Herivelto Martins, nascido na cidade fluminense de Engenheiro Paulo de Frontin, em 30 de janeiro de 1912 e falecido no Rio de Janeiro, em 17 de setembro de 1992; Nilo Chagas, natural de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, nascido em 1917, que morreu no Rio de Janeiro, em 1973, e Dalva de Oliveira.
Dalva nasceu no dia 5 de maio de 1917, em Rio Claro, interior de São Paulo e morreu no dia 31 de agosto de 1972. no Rio de Janeiro.
No começo, o trio se apresentou  como Dalva de Oliveira e Dupla Preto e Branco. Em 1937, o grupo foi levado pelo Príncipe Pretinho para a gravadora RCA Victor. O primeiro disco foi lançado  com a batucada Itaquari e a marcha Ceci e Peri, ambas de Príncipe Pretinho, com acompanhamento do grupo Boêmios da Cidade.
Com produção de Fátima Abreu e Ronaldo César e apresentação de Narcélio Limaverde, o Brasilidade vai ao ar aos domingos, às 18h. A reprise acontece às terças-feiras, às 23h.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário