sexta-feira, 22 de setembro de 2017

PSE: Nova Metrópole recebe ações de Educação em Saúde

Mães, pais, filhos, alunos e toda a comunidade. Durante toda a manhã desta sexta-feira (22/9), a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Manoel Rocha, no Nova Metrópole, esteve de portas abertas para a população. O movimento era parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O público teve acesso a testes glicêmicos, testes rápidos de HIV e sífilis, atualização do cartão de vacinação, emissão do cartão do SUS, palestra com o tema “Cultura de Paz” e orientações em saúde bucal e educação em saúde, bem como informações relativas ao combate ao mosquito Aedes Aegypti e às arboviroses.

Para a força-tarefa, estiveram presentes representantes dos setores de Mobilização, Saúde Bucal, Atenção Primária, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE).

“No PSE, incentivamos os estudantes a buscar saúde e bem-estar através dessas pequenas ações”, destaca o coordenador do projeto, Robério Benigno, ressaltando o caráter educativo e preventivo das atividades.

“Foi um evento muito bom pela questão da prevenção por meio do conhecimento. Os alunos certamente vão repassar para outros”, comemora Mailde Rocha, coordenadora pedagógica da instituição, que conta com cerca de 120 alunos.

Adriana Costa, dona de casa, acompanhou os dois filhos, que estudam na escola beneficiada. “Minha filha se vacinou contra o HPV e eu tirei o cartão do SUS pra mim e pro meu outro filho. É uma oportunidade boa”, contou a mãe. A também dona de casa Verônica Rodrigues aproveitou para emitir o cartão do SUS e saiu satisfeita. “Eu achei legal porque o cartão, por exemplo, eu teria que tirar muito longe de mim. Fazer isso aqui é ótimo”, disse.

Ainda este mês, o PSE vai promover outras duas ações. No dia 26, estudantes da EEIEF Danilo Dalmo da Rocha, no Potira II, recebem a iniciativa. E, para finalizar o calendário de setembro, no dia 28, a EEIEF Tiradentes, também no Potira II, receberá a caravana do PSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário