terça-feira, 26 de setembro de 2017

Projeto Orla: Naumi Amorim participa de abertura de capacitação

Na manhã desta segunda-feira (25/9), o auditório do Parque Estadual Botânico do Ceará foi palco do lançamento do Projeto Orla em Caucaia. Na ocasião, o prefeito Naumi Amorim deu início à I Oficina de Capacitação de gestores locais visando a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) no município. A secretária de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim, e secretários das pastas participantes também estiveram presentes.  
Abrindo o evento, Naumi comemorou o lançamento. “Esse é mais um avanço que estamos dando em benefício do desenvolvimento do nosso município. É o primeiro passo para termos um litoral mais desenvolvido”, disse o gestor. Ele aproveitou o ensejo para pontuar a importância de uma ação como essa, uma vez que é preciso que todas as orlas do estado estejam integradas, visando uma integração entre elas.

A fala do Prefeito é corroborada pelo discurso do técnico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Airton Mota. “O objetivo do projeto é promover uma integração entre as Prefeituras que têm orla. Se a gente começa a construir espigões no município, será que ele vai trazer resultados? Será que vai trazer consequências? Se a gente começa a fazer obras de intervenções, será que essa obra é adequada? É esse trabalho profundo que vamos discutir aqui, tentando extrair o máximo que pudermos para que Caucaia tenha uma requalificação da sua orla marítima, gerando uma qualidade ambiental, social e econômica”, comentou o técnico ambiental.   

Trabalhando com o Projeto Orla desde 2002, a técnica da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Maria Amável Sobrinha, conduziu o primeiro momento do treinamento. “Nós iremos identificar os problemas da orla, estabelecer medidas de planejamento e, assim, promover ações prioritárias de regularização”, pontuou.

Estão envolvidas no Projeto Orla: Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), Agência de Desenvolvimento de Caucaia (Adeca) e Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac).

A capacitação irá se estender durante toda a semana, sendo encerrada na sexta-feira (29/9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário