sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Duas maiores forças do futebol feminino cearense, Caucaia e Menina Olímpica se enfrentam neste sábado


O duelo dos dois maiores times de futebol feminino do Estado acontece neste sábado, 30. Caucaia e Menina Olímpica jogam pela 5° rodada do Cearense Feminino, na luta pela liderança da competição. O jogo acontece no estádio Raimundo de Oliveira, às 15h30min, em Caucaia. Os dois times dividem a primeira colocação na tabela com 10 pontos ganhos.

Até agora, passadas quatro rodadas, o Caucaia faz grande campanha. O time vem aplicando goleadas e apresentando bom futebol. A campanha mostra 26 gols a favor e apenas um contra. Destaque para a meio-campista Rhayanna, artilheira do torneio com seis gols. A atleta possui no seu histórico recente uma convocação para seleção brasileira. "Rhayanna é uma boa jogadora e está sempre aprendendo mais, isso a engrandece muito", enaltece a treinadora do time, Eliatriz Almeida.

O Menina Olímpica se mantém no encalço do Caucaia. Com um time jovem, elas buscam defender o título de atuais campeãs estaduais. O time conta com o apoio logístico da Marinha do Brasil e usa instalações da Escola de Aprendizes Marinheiros (EAMCE). "O sentimento é de pai de uma criança que está com onze anos de existência e já revelou 12 atletas a nível de seleção", destaca o coordenador técnico da equipe, Chagas Ferreira, sobre o trabalho realizado nos últimos anos. Até agora são 13 gols marcados e um sofrido.

DOMÍNIO NO FUTEBOL CEARENSE

Não é de hoje que Caucaia e Menina Olímpica dominam o topo das tabelas do Campeonato Cearense Feminino. Fundado em 2006, o Menina Olímpica começou como projeto social, mas após se profissionalizar em 2011 cresceu de tal maneira que em 2016 venceu a sua primeira final de estadual.

O Caucaia tem um pouco mais de história no futebol. Fundado em 2004, o time ganhou vários títulos nos últimos anos. Desde de que a Federação Cearense passou a organizar o estadual em 2008, o clube já foi campeão seis vezes (2008, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2015), além de um vice campeonato em 2010. O time da Região Metropolitana também conseguiu destaque nacional ao disputar na última temporada a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro A-2 feminino, sendo eliminado nas oitavas de final e semi final respectivamente.

Sobre uma possível rivalidade a treinadora do Caucaia, Eliatriz Almeida, comenta que "se deve aos anos de hegemonia da equipe", mas revela que "é uma rivalidade saudável".

REVELAÇÃO DE ATLETAS DE DESTAQUE

Os dois clubes costumam trabalhar a base revelando bons valores ao futebol feminino brasileiro. Tanto Caucaia quanto Menina Olímpica têm atletas que já foram convocadas para as seleções brasileiras de base e adulta.

O Caucaia já teve jogadoras convocadas para seleção principal por três oportunidades. Em 2010 a goleira Dida foi convocada; em 2013 a meio-campista Gabi Neymar e mais recentemente duas atletas foram chamadas: as jogadoras Fafá Arruda e Rhayanna, que foram destaques no time que disputou o último Brasileirão.

O Menina Olímpica já revelou 12 atletas para seleções brasileiras de base e principal, destaque para Katrine Costa - campeã sul-americana com a seleção e hoje jogadora do Corinthians. Entre as revelações do clube este ano estão a atacante Marta Naizia, artilheira do último estadual sub-20 e convocada para seleção brasileira da mesma categoria, e a volante Maria Larisse, outra que ganhou oportunidade na seleção sub-20. "Fazemos um trabalho de qualidade, com profissionais comprometidos que veem o esporte como um meio de inclusão social ", afirmou Chagas Ferreira, coordenador técnico do Menina Olímpica sobre o sucesso da equipe com tão pouco tempo de história.

COMPETIÇÕES DA CBF

O futebol feminino recebeu grande atenção da confederação e de patrocinadores com a disputa das olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Foram organizadas competições e um calendário que perdurava durante todo o ano foi formado, com isso grandes clubes brasileiros reabriram seu departamento de futebol feminino. Mas, depois de terminada a competição no Rio, o aporte diminuiu, e neste ano a CBF fez um ajuste no calendário de competições femininas, cancelando a Copa do Brasil. A competição foi disputada de 2007 a 2016 sempre no segundo semestre, garantindo datas ao longo do ano para as equipes, agora os clubes só terão como competição nacional o Campeonato Brasileiro, disputado no primeiro semestre. Em contra partida foi criado Campeonato Brasileiro A-2, o equivalente à 2ª divisão nacional.

As mudanças atingiram de forma sensível o futebol cearense. O coordenador técnico do Menina Olímpica lamenta o cancelamento pelo fato de terem garantido vaga por serem campeãs estaduais. "Nós tínhamos o direito de participar da Copa do Brasil e tivemos esse direito talhado".

SAMUEL PIMENTEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário