quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Agentes de endemias: Naumi anuncia Plano de Cargos e Carreiras e entrega novo fardamento à categoria

A luta de Caucaia para exterminar o mosquito Aedes aegypti ganhou, nesta terça-feira (26/9), um significativo reforço. Em solenidade na Casa do Agente Comunitário de Saúde, no Novo Pabussu, o prefeito Naumi Amorim fez a entrega simbólica de novos kits de trabalho aos Agentes de Controle de Endemias (ACE) do município e anunciou a implantação do Plano de Cargos e Carreiras da categoria, além de outros benefícios.
Após 5 anos sem receber fardamento, todos os 182 profissionais serão contemplados e receberão blusa de manga longa, calça, botas, chapéu tipo australiano, crachá e bolsa de lona com material de campo.

“Estamos fazendo essa entrega para reconhecer o trabalho de vocês. Tenho certeza de que esse incentivo vai melhorar o trabalho que vocês prestam junto à comunidade”, disse Naumi aos presentes.

A categoria é responsável pelas visitas domiciliares, pesquisa larvária, tratamento e controle focal do mosquito, além de atuar na prevenção e combate às zoonoses.

Agente de endemias há mais de vinte anos, Francisco Ribeiro vibrou com a novidade: “Esse fardamento é essencial. É nosso cartão de apresentação como funcionários da Secretaria de Saúde”, pontuou.

PLANO DE CARGOS E CARREIRAS
No que diz respeito à implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos agentes comunitários de saúde e endemias de Caucaia, o prefeito assegurou vai enviar projeto de lei à Câmara Municipal. O texto ainda está sendo redigido e deverá ser enviado para apreciação do legislativo ainda no mês de outubro.

Além do 14º salário, já garantido pela Prefeitura, os agentes também vão contar com passe livre nas vans dentro do município. A partir de 15 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, os servidores poderão fazer uso dos coletivos desde que estejam devidamente identificados.

Durante o evento, também foi anunciada a ampliação do acesso dos agentes ao atendimento em consultas clínicas e especializadas por semana,  passando de um para dois dias. Isso quer dizer que às terças e quintas-feiras, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ofertar um total de 20 vagas para atender os funcionários.

“Não olhar para os ACEs é não olhar para o sofrimento da população e esquecer que essas doenças, em especial as arboviroses, são parte dessa dor. Os agentes precisam de apoio, reconhecimento e um olhar mais humanizado”, destacou o secretário de Saúde Moacir Soares, frisando a importância da classe na contínua redução dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. Caucaia registrou, no último Levantamento de Índice Rápido, uma situação de média infestação predial (2.70%), resultado inferior à pesquisa anterior, que havia indicado situação de elevado risco (4.30%).

O titular da SMS ainda declarou que, em breve, serão anunciadas datas para a oferta de cursos profissionalizantes e coaching à categoria.

O desempenho dos agentes foi parabenizado pela secretária de Governo e Articulação Política, Erika Amorim. “O papel de vocês é  muito importante e espero que esse olhar de comprometimento possa motivá-los”, declarou a primeira-dama.

Representando a classe, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado do Ceará (SINASCE), Luís Cláudio de Souza, enalteceu o diálogo com a gestão. “Hoje temos um diálogo de qualidade e respostas com base na sinceridade. É uma conquista nossa! Para o 14º salário não precisamos ingressar com nenhuma ação judicial, foi resolvido no campo do diálogo”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário