terça-feira, 5 de setembro de 2017

Educação Permanente: Parceria vai viabilizar cursos para profissionais da Saúde

Com o objetivo de implementar uma política de Educação Permanente em Caucaia , a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai trazer novos cursos para os servidores por meio de parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP-CE).
A proposta de assessoria técnico-educacional na estruturação da Educação Permanente em Saúde para o município de Caucaia foi apresentada por representantes da ESP durante a reunião ampliada dos colegiados da Atenção Primária e Atenção Especializada do município desta segunda-feira (4/9).
A parceria com a instituição visa transformar e qualificar a atenção à saúde por meio da tríade ensino-serviço- comunidade e deverá ser oficializada no próximo dia 21. No entanto, este não é o primeiro produto resultado de articulações entre os dois órgãos. “Já iniciamos algumas formações, como a de Atualização em Sala de Vacina, que foi muito bem avaliada. Em uma cidade com baixa cobertura vacinal, nada mais justo e sensível do que oferecer uma formação como essa”, explica o secretário de Saúde do município, Moacir Soares.
“Empregaremos os melhores esforços para que esses projetos tenham sucesso e que possamos seguir viabilizando investimentos na qualificação dos nossos profissionais que, consequentemente, vão resultar em uma melhoria na assistência”, complementa o titular da SMS.
Entre as ações previstas pelo convênio, estão previstas: assessoria em gestão educacional para estruturação do Núcleo de Educação Permanente, elaboração de um plano de Educação Permanente e realização de cursos de especialização, técnicos e livres.
Até 2020, será ofertada uma grade substancial de cursos para os profissionais, que devem acontecer dentro do próprio território municipal. A lista está sendo preparada e deverá ser apresentada no momento em que o convênio for celebrado. “O que a gente quer é transformar a prática. Para isso, todos os profissionais de Caucaia têm que estar envolvidos nesse processo formativo”, destaca Olga Maria de Alencar, diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário