sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Educação: Prefeitura cria duas escolas indígenas em oito meses

A população indígena de Caucaia tem muito o que comemorar. Somente nos últimos oito meses, a gestão do prefeito Naumi Amorim entregou duas novas escolas à comunidade. Isso representa quase metade das cinco unidades educacionais municipais existentes e em funcionamento.
Em março, com menos de três meses à frente da Prefeitura, Naumi inaugurou a Nedi Tapeba Angaturama Lindalva Teixeira, localizada na Jandaiguaba. No último dia 6, a tribo Anacé da localidade de Tabuleiro Grande recebeu a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Edeif) Cacique Antônio Ferreira da Silva.
Juntas, as duas unidades atendem a 320 alunos – sendo 222 na Jandaiguaba e 98 em Tabuleiro Grande. As escolas oferecem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como a rede de ensino municipal indígena tem 1.436 estudantes, a Prefeitura beneficiou a cerca de 25% da demanda total de alunos ao criar esses equipamentos.
Titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), a professora Lindomar Soares considera de suma importância a priorização do resgate da educação indígena em Caucaia. “A pluralidade do município tem muito bem definida a questão indígena. A educação de etnias como a dos anacés e dos tapeba tem que ser priorizada”, defende.
As outras escolas indígenas municipais de Caucaia ficam no Capuan/Jandaiguaba, Capuan/Lagoa dos Tapeba II e Lameirão. “Esses povos têm uma luta histórica. O acesso deles à educação é um resgate de cidadania de quem iniciou e construiu o nosso país”, acrescenta Lindomar Soares.
 
UNIDADES ESTADUAIS
Além das cinco unidades municipais, Caucaia conta com outras 11 escolas indígenas mantidas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Elas ficam no Capuan (5), Parque São Geraldo (1), Aldeia Anace (1), Aldeia Sobradinho (1), Genipabu (1), Padre Júlio Maria II (1) e Coité-Pedreiras (1).

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário