quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Erosão: Avanço do mar no litoral de Caucaia é debatido

A Prefeitura de Caucaia promoveu nesta quinta-feira (23/11) debate sobre a “Erosão costeira em Caucaia: uma proposta de monitoramento integrado como instrumento de gestão”. A palestra foi ministrada pelo doutor em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, professor Davis Pereira de Paula, e aconteceu no auditório do Parque Botânico. O prefeito Naumi Amorim, a vice-prefeita Lívia Arruda, secretários de Governo e representantes da sociedade civil participaram do evento.
A palestra teve o intuito de compartilhar informações sobre as causas e consequências da erosão marinha no litoral caucaiense. Davis Pereira de Paula apresentou projetos de impactos costeiros, o trabalho necessário de monitoramento das ondas e da movimentação da areia, as incidências que levam as ondas com intensidade de energia maior, as causas e consequências da erosão costeira projetada em toda orla do município e suas possíveis origens e soluções.
Conforme o prefeito Naumi Amorim, desde o início da gestão, em janeiro de 2017, a Prefeitura vem trabalhando ações para mitigar o problema da erosão marinha no município. “Vimos a dificuldade e a complexidade que é a erosão. Temos que estudar bem, analisar e ver qual projeto melhor se adequa para produzimos e executarmos em nossas praias”, apontou.
Outra preocupação do prefeito são as constantes intervenções no litoral de Fortaleza que pode ter reflexos negativos de degradação em Caucaia. “Provocamos o Ministério Público Federal para que apresentem estudos de obras ao longo da orla na capital e que não venham prejudicar mais a nossa cidade”, disse.
O professor Davis Pereira de Paula defendeu a parceria entre gestões públicas e universidades para dar ainda mais transparência às ações executadas. “Este tipo de audiência faz a sociedade ficar mais organizada e coletiviza as informações do problema. A Prefeitura abre um dialogo com as universidades e entidades públicas e promove o exercício da democracia”, declarou.
Na opinião do professor, o principal problema da erosão na Praia do Icaraí é a falta de areia. “O litoral em todo o mundo está mudando. Praias em todos os lugares estão sendo remodeladas. A erosão costeira é responsável por modificar estas paisagens. Pode se dar pela elevação do nível do mar, diminuição do abastecimento sedimentar, degradação dos sistemas naturais, como a degradação do rio Ceará que influencia na Praia do Icaraí, e obras costeiras que são construídas para proteger o litoral de Fortaleza. Sem areia, a estrutura não recupera nenhuma praia”, ressaltou Davis Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário