sexta-feira, 2 de março de 2018

Visitas educativas sobre descarte correto do lixo começam na próxima semana

Em reunião realizada nesta sexta-feira (2/3) no Centro de Apoio ao Turismo (CAT), no Cumbuco, o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) reuniu empresários do setor de hotelaria para sensibilizar quanto a importância de iniciar a execução de um sistema de coleta seletiva de resíduos nas pousadas e hotéis da região. 
Segundo a gerente de Educação Ambiental do Imac, Márcia Ximenes, a sensibilização dos grandes geradores de resíduos construirá uma nova cultura no cotidiano da Praia do Cumbuco. “A Prefeitura entra com uma parceria para coletar o material reciclável destes hotéis e pousadas e toda comunidade sai ganhando.”
 
Um cronograma de coleta seletiva será elaborado para atender à demanda das pousadas e hotéis. “A partir da próxima semana, vamos fazer visitas aos estabelecimentos para orientar como separar o lixo adequadamente e deixar no local e no dia correto”, esclarece Márcia Ximenes.

O reordenamento é um dos requisitos para Caucaia receber a certificação Praia Limpa. Além disso, atender às diretrizes ambientais proporcionará mais qualidade de vida a moradores e visitantes. A expectativa é de que sejam instaladas placas de sinalização em toda a extensão da orla indicando a prática esportiva de cada área e também lixeiras de coleta seletiva nas barracas.
Representante do Instituto Ambiente Brasil (associação de catadores recicláveis), João Paulo Brasil Carvalho acredita que Caucaia está tendo a oportunidade de buscar parcerias para dar um destino mais adequado aos resíduos de maneira responsável. “A reciclagem é uma questão socioambiental que cuida do meio ambiente, das ruas e da cidade e ainda gera renda para as famílias que vivem do aproveitamento do lixo”, ressalta.
A coleta seletiva contribui para os grandes geradores de lixo do Cumbuco, considera a executiva de uma rede de hotéis internacionais, Dulce Miranda. “Podemos contribuir. Hoje já temos nossos coletores personalizados. Agora precisamos ver a atuação do recolhimento.”.  
Recém-chegada a Caucaia, a empresária do setor de pousadas Lenir de Fátima Alves acredita que é possível a atividade de coleta seletiva de resíduos no Cumbuco. “Entendo que ambas as partes são responsáveis pelo lixo. O poder público, os empresários e os moradores juntos podem contribuir com o armazenamento em local adequado e com a coleta seletiva. A participação de todos é um sonho possível de ser realizado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário