terça-feira, 11 de setembro de 2018

Questão de Ordem aborda os 28 anos do Código de Defesa do Consumidor

Os 28 anos de promulgação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) são tema do programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canalis 31.1 e 61.3 digital), desta terça-feira (11/09). Participam o coordenador do Procon Assembleia, Rodrigo Colares, e a secretária executiva do Decon, promotora de justiça Ann Celly Sampaio Cavalcante.
Um dos resultados mais importantes do CDC foi a mudança da consciência do consumidor. O próprio perfil dos consumidores hoje é de pessoas mais exigentes e conhecedoras dos seus direitos. A Lei nº 8.078, de 1990 (CDC), apresentou-se como instrumento inovador, consagrando direitos antes previstos de maneira esparsa ou ainda não previstos no ordenamento jurídico brasileiro. Trata-se de uma lei programática, indicadora de valores e objetivos a serem seguidos pelas demais regras jurídicas.
O Procon Assembleia e o Decon realizaram programação em comemoração aos 28 anos do Código. O Procon Assembleia ofereceu consultas presenciais e por telefone e distribuiu exemplares do Código aos consumidores. Já o Decon fiscalizou 35 estabelecimentos em Fortaleza para verificar se o CDC está exposto em local visível e de fácil acesso aos cidadãos, conforme a Lei Federal 12.291, de 20 de julho de 2010.
A legislação determina a obrigatoriedade para estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Dos estabelecimentos fiscalizados, 20 cumpriam a legislação e em 15 deles foi constatada a ausência do CDC ou do livro de reclamação do consumidor.
Com apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, o Questão de Ordem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela FM Assembleia (96,7 MHz), de segunda a sexta-feira, às 22h.
LV/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário