sexta-feira, 29 de março de 2019

Plano inédito de contingência de desastre é traçado

https://www.caucaia.ce.gov.br/admin/view/noticia/img/20190329101650defesacivil.jpg 
Após 20 anos de atuação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caucaia (Compdec) um inédito projeto deu inicio na tarde desta quinta-feira (28/3). Trata-se do plano de contingência de desastre que prepara equipes de várias secretarias para atuarem em eventuais sinistros naturais no município.
É a primeira vez na história de Caucaia que um plano desta magnitude é debatido. Airton da Silva, coordenador da Defesa Civil, ressalta a preocupação de elaborar um estudo para que a população tenha mais segurança e assistência após os desastres naturais. "Hoje iniciamos abordando a erosão costeira no litoral. Temos também a questão do sinistro das inundações nos bairros da cidade, a estiagem na região do sertão e os possíveis deslizamentos de terra na encosta das serras".
Conforme Kaká Pires, assessor especial, o projeto foi um pedido do prefeito Naumi Amorim para reunir as secretarias e traçar projetos de contingenciamento para dar suporte a 17 pontos críticos do município. “Qualquer desastre que por ventura venha acontecer o poder público municipal terá condições de em pouco tempo dar suporte necessário para população que estiver precisando”, explica.
Daniel Cavalcante, titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam) acrescenta que é preciso prevenir antes dos problemas acontecerem. “Estamos dando o início para o plano municipal de prevenção de sinistro. Isso reflete em ajudar e resgatar vidas”. 
Além da Compdec, SPSPtrans e Seplam, participaram do encontro representantes da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e apoio da Policia Militar do Ceará e Corpo de Bombeiros. 
Ficou acordada uma nova reunião que será um debate das ações iniciais e dos projetos de cada secretaria, para atuarem em conjunto e começarem a execução das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário