A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nessa quarta-feira
(13/3) o segundo encontro de desenvolvimento do projeto “Portas Abertas
para a Inclusão”. A reunião contou com a presença de gestores,
professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE),
profissionais de Educação Física e técnicos da SME. O objetivo é
produzir e disponibilizar conhecimento sobre educação inclusiva, desde a
Educação Infantil até os últimos anos do Ensino Fundamental.
Os profissionais cadastrados participam de um curso organizado em
sete módulos. A formação permite que o participante faça seu próprio
percurso formativo a partir de temas como acessibilidade, legislação,
estratégias pedagógicas e atividades físicas inclusivas. Ao final, há um
módulo exclusivo de projeto, onde o cursista precisa desenhar, de forma
prática, uma intervenção para sua escola.
Para a coordenadora de Programas e Projetos da SME, professora Andrea
Herculano, “em momentos como esse, podemos tirar dúvidas em relação à
plataforma e ao alcance do projeto, socializar ideias e trocar
experiências, o que é fundamental na construção de uma sociedade
inclusiva que garanta a igualdade de direitos e valorize as diferenças
humanas.”
“O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular: as
necessidades educacionais e o desenvolvimento de cada estudante são
únicos. Modelos de ensino que pressupõem homogeneidade no processo de
aprendizagem geram exclusão. O ambiente heterogêneo amplia a percepção
dos estudantes sobre pluralidade, estimula a empatia e favorece as
competências intelectuais”, acrescenta Andrea Herculano.
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