segunda-feira, 18 de março de 2019

Pré-conferências mostram interesse da população em debater diretrizes para o SUS


Cinco pré-conferências de saúde promovidas pela Prefeitura consolidam a participação efetiva e o interesse da população em buscar melhorias para o funcionamento do Sistema Único de Saúde no município. Nesta sexta-feira (15/3), na Paróquia São Geraldo Majella, foi realizada a quinta de 13 pré-conferências que têm como finalidade reunir trabalhadores e usuários do SUS com intuito de propor diretrizes de progresso que serão defendidos na 10ª Conferência Municipal de Saúde do município, nos dias 10 e 11 de abril.
Realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as pré-conferências criam clima de participação popular e contabilizam o envolvimento de mais de 500 pessoas. “A cada fórum desses, nós percebemos o aumento de participantes. Nesse sentindo, foram muito válidas as criações dos conselhos locais de saúde, das urnas de ouvidoria, além do painel da cidadania. Todos são ferramentas que consolidam a vontade popular do município de participar da gestão”, declarou o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares. 
As conferências alcançaram os bairros Guadalajara, Araturi, Tabapuá, Potira e Planalto Caucaia. Nelas, os participantes apresentaram propostas como o cumprimento de leis que garantem direitos dos usuários; agilidade nos serviços de atendimento, exames e ambulatórios; funcionamento adequado dos equipamentos, dentre outras demandas.
“É uma forma de a gente trazer toda comunidade da grande Caucaia para analisar o funcionamento do SUS, conseguir que os delegados eleitos tragam respostas com relação aos atendimentos, aos profissionais e que tenhamos uma conferência magna que atenda às necessidades dos usuários”, disse o aposentado Carlos Campelo.
“Somos hoje norteadores para os demais 183 municípios cearenses. Temos recebido congratulações de algumas regiões”, revelou a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde Irene Sousa em relação à panorâmica dos eventos.
“A população tem se manifestado e buscado interagir com a gestão aproveitando esse excelente espaço de democracia que são as pré-conferências”, sintetizou o coordenador de Endemias da SMS e secretário executivo, Pires Sousa.  
As próximas pré-conferências acontecerão após o feriado de São José e são abertas ao público. Confira a programação:
6ª Pré-conferência – 20/3 (quarta-feira)
Local: Grêmio de Caucaia – Rua José da Rocha Sales, nº 194 - Centro
Horário: 8h30
7ª Pré-conferência – 21/3 (quinta-feira)
Local: Icaraí Clube Acqua Play – Rua Alan Kardec, nº 186 - Icaraí
Horário: 8h30
8ª Pré-conferência – 22/3 (quinta-feira)
Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças – Rua Maria de Jesus, nº 235 - Tabuba
Horário: 8h30
Programação:
• Inscrição (Credenciamento/ Café) – 08h30
• Abertura (Formação da mesa) – 09h
• Mesa redonda (Eixos mais temas específicos) – 09h15
• Trabalhos em grupo – 09h30
• Apresentação de propostas –10h
• Eleição dos delegados (identificação dos eixos) – 10h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário