terça-feira, 26 de março de 2019

Libertação dos escravos no Ceará completa 135 anos

Na próxima segunda-feira, 25 de março, o Ceará comemora 135 anos da declaração da abolição da escravatura, realizada em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, tornando o Ceará a primeira província a decretar, oficialmente, o fim da escravidão no Brasil. O ato foi realizado na Praça Castro Carreira (Praça da Estação), pelo presidente da província do Ceará, Sátiro Dias. O movimento ficou conhecido em todo o país por seu pioneirismo e pela originalidade, pois era liderado pelas elites (estudantes, grandes comerciantes e intelectuais). 

Mesmo com uma participação predominante da elite cearense, alguns filhos do povo, como o Francisco José do Nascimento, conhecido também como Chico da Matilde ou Dragão do Mar, foi essencial para o Movimento Abolicionista. Foi de Dragão do Mar a ordem de que ninguém poderia mais embarcar escravos no Porto. Respeitado, o líder jangadeiro, que era mulato, tinha fama de juiz severo (condenava a desobediência com a vida ou a morte), o que fez de sua atitude determinante para o fim do tráfico de escravos.
A abolição da escravidão foi um marco importante para o Ceará, mas apresentou poucas mudanças na sociedade e na economia da época. Os negros libertados continuaram quase nas mesmas condições, sendo colocados socialmente num patamar de inferioridade. Não foram dadas as oportunidades de emprego e estudo ao negro.
Para o coordenador e historiador do Instituto de Pesquisa Américo Barreira – IPAB, Juarez Leitão, a situação de subserviência do negro ocorreu por todo o século XIX até mais da metade do século XX de forma acentuada, e que até hoje a situação dos negros em relação às outras raças continua sendo inferior.
“Nos últimos 20 anos, digamos assim, a luta pela posição de dignidade do negro tem conseguido grandes triunfos e grandes conquistas, mas ainda existe a permanência do preconceito, de uma cultura discriminatória e alienante.”


O vereador Sargento Reginauro (sem partido), salientou que o Ceará é referência na discussão sobre a abolição dos escravos e que o povo possui um sentimento libertário que deve ser valorizado.
“Nós precisamos continuar valorizando essa luta, esse resgate de que nós não aceitaremos nem aquela escravidão, nem as amarras do sistema que até hoje ainda tem promovido tanta segregação social dentro da nossa Cidade e do Ceará”, observou o vereador.
Evaldo Lima (PCdoB), vereador e professor de história, validou o protagonismo do Ceará na libertação dos escravos, evidenciando que a luta pela liberdade permanece a cada dia. 

 http://www.cmfor.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário