Central de Atendimento começa a receber chamados pelo site do TJCE
A Central de Atendimento de Tecnologia da Informação (Cati) já está recebendo chamados pelo site oficial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Essa foi mais uma medida adotada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) para facilitar a comunicação durante o regime de plantão extraordinário, que instituiu o TeleTrabalho como regra para o Judiciário estadual.
“Agora não é mais necessário estar conectado na VPN para abrir um chamado. Basta acessar o CATINET diretamente no navegador de internet. O login se dá utilizando o número de matrícula e a senha de rede do magistrado, servidor, colaborador ou estagiário”, explicou George Gomes Pereira, supervisor operacional do serviço de Central de Atendimento em TI, responsável por acompanhar o trabalho da Cati.
Através do CATINET é possível registrar chamado, acompanhar o andamento das solicitações, adicionar informações, solicitar urgência no atendimento, responder as pesquisas de satisfação e até mesmo resolver o chamado.
De acordo com levantamento da Central, desde o dia 23 de março, quando foi instituído o TeleTrabalho, até 12 de maio, foram registrados 32.464 chamados, um crescimento de 34% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 24.232 pedidos de atendimento. A Cati também registrou 24.182 ligações telefônicas nesse período, número 73% maior que o contabilizado em 2019, quando receberam 14.004 ligações. A maioria das ocorrências é solucionada no mesmo dia.
“Com a implantação do Teletrabalho obrigatório devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Cati tem empregado todos os seus esforços para prestar o suporte necessário aos usuários de TI do TJCE. A Central está disponível 24h por dia, todos os dias da semana, para atender de maneira satisfatória a todos”, acrescentou Stela Carmen, coordenadora da Gestão de Serviço.
Como as demandas chegam de todo o estado e a qualquer hora, foram necessárias várias mudanças. “Realocamos pessoas, aumentamos nosso escopo de atendimento, nossos servidores e prestadores de serviço tiveram de buscar soluções as mais variadas para viabilizar que os usuários pudessem ter acesso à rede e aos sistemas a partir de suas casas, para que pudéssemos auxiliar nossos usuários a configurarem seus equipamentos, inclusive para a realização de videoconferência, dentre outros serviços, tudo buscando manter a qualidade e a segurança da informação”, destacou George Gomes.
SATISFAÇÃO
O esforço da equipe tem sido reconhecido. O índice de satisfação dos usuários foi de 91,53% nesse período. Gentileza, rapidez e eficácia estão entre os pontos destacados pela pesquisa da Cati.
“Fui prontamente atendido quando precisei, inclusive anotei o nome do funcionário. Creio que posteriormente merece um reconhecimento esse trabalho que eles estão fazendo, não é fácil porque o sistema está 100% remoto, muitos problemas, acredito, e o atendimento está sendo espetacular”, enalteceu o juiz Mantovani Colares Cavalcante, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.
Servidor do Poder Judiciário cearense desde 2002, George Gomes considera que esse período tem sido desafiador e ressalta a importância da tecnologia na manutenção dos serviços. “Tínhamos uma ideia do que a tecnologia vinha promovendo e ainda iria promover de mudança nas rotinas e no trabalho do TJCE. Todavia, nenhum de nós imaginava que uma pandemia nos lançaria num dos maiores desafios da nossa vida, que era de dar suporte para que o TJCE pudesse, em um tempo recorde, estar trabalhando de forma remota e continuando sua função de garantir direitos e realizar justiça.”
TJCE
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