terça-feira, 26 de maio de 2020

Coronavírus: conheça as ações realizadas em Caucaia

A Prefeitura de Caucaia vem atuando diariamente no combate ao novo coronavírus (Covid-19) no município. As medidas adotadas visam restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de reduzir a possibilidade de contágio, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, além de ações para assegurar atendimento aos pacientes.

Em decreto assinado no dia 17 de março, o Prefeito Naumi Amorim decretou situação de emergência de saúde pública em Caucaia por conta da pandemia, estabelecendo ações de combate à doença no âmbito do serviço público, além de fazer recomendações ao setor privado.

“Desde o início desta pandemia, não medimos esforços para atuar em todas as frentes possíveis para o combate a este vírus. É importante ressaltar que neste momento, não adianta fazermos tudo sozinho. O principal é termos o apoio da população em seguir as regras de segurança em saúde e adotar o isolamento social para não proliferação do vírus”, ressaltou o Prefeito Naumi Amorim.

Entre as ações ligadas diretamente à saúde, está a disponibilização em toda a rede pública do município de testes rápido para o diagnóstico do novo coronavírus. Mais de 3 mil já foram realizados no público alvo, que são profissionais da saúde e da segurança e idosos acima de 60 anos.

A Prefeitura também ampliou os leitos do Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha para atender pacientes diagnosticados com o vírus. Agora, o Municipal conta com 52 leitos, sendo 42 de enfermaria e 10 de UTI’s. Com a construção do Hospital de Campanha, que terá capacidade para 40 leitos de enfermaria, o Municipal Abelardo Gadelha irá criar mais 10 leitos de UTI, chegando ao total de 20. Para atuar em toda esta estrutura, incluindo nas 45 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), a Prefeitura convocou mais de 180 profissionais como enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêutico, nutricionistas, etc.

Entre outras medidas adotadas pela Prefeitura de Caucaia, está a aquisição de insumos (álcool em gel 70%, máscaras e equipamentos de proteção individual) para profissionais de saúde, distribuição de máscaras reutilizáveis de tecido para a população, a locação de duas ambulâncias para dar suporte na remoção de pacientes em casos graves, pulverização do Mercado Público Juaci Sampaio Pontes, ruas do Centro e calçada dos equipamentos de saúde, implantação do Projeto “Teia da Saúde”, onde Agentes Comunitários de Saúde (ACS) mantem contato com as famílias de pacientes com casos confirmados e suspeitos por meio de grupos de mensagens, e a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, que atingiu a cobertura vacinal de idosos em 104,78%, ultrapassando a meta do Ministério da Saúde de 90,88%.

“Também cuidamos dos nossos profissionais, que estão diariamente na linha de frente no combate ao vírus. Criamos o Projeto “Cuidando de Quem Cuida”, que oferece apoio de consultas psicológicas para profissionais da saúde de Caucaia”, conta Naumi. 

O decreto publicado pelo Prefeito também levou em consideração a necessidade da adoção de medidas para promover o isolamento social da população durante o período excepcional de surto da doença. Em blitz instalada nas principais vias de acesso a cidade, agentes em saúde e de órgãos parceiros como Guarda Municipal de Caucaia e Polícia Militar, entregam as pessoas máscaras de tecido reutilizáveis e são instruídas sobre as melhores formas de conter a não proliferação do vírus: ficar em casa.  

“A prefeitura vem desenvolvendo um sério trabalho de conscientização, mas ainda há certo movimento de pessoas no centro da cidade. O isolamento constitui uma das mais importantes e eficazes medidas de controle do avanço do vírus. É de grande importância a diminuição da circulação de pessoas nas ruas de Caucaia”, enfatiza Naumi Amorim. 

Uma equipe multiprofissional composta por policiais militares, fiscais da Defesa Civil, do Departamento de Vigilância Sanitária da SMS, Guarda Municipal e fiscais da Secretaria Municipal De Patrimônio, Serviços Públicos E Transporte (SPSPTrans), percorre diariamente os estabelecimentos comerciais caracterizados como não essenciais e que continuam abertos. “As ações estão surtindo efeito, mas ainda enfrentamos a falta de conscientização das pessoas. Muitos ignoram a situação grave que estamos enfrentando”, conta Naumi. O trabalho de conscientização sobre os riscos de contaminação do coronavírus também se estende aos bairros com o maior número de casos confirmados da doença. 

As filas das principais agências bancárias do Centro de Caucaia também são alvo das ações de conscientização sobre os riscos de contágio da doença. Como forma de garantir a proteção da população que frequenta estas agências em busca do Auxílio Emergencial, a Prefeitura de Caucaia montou 10 tendas na Rua Juaci Sampaio Pontes, no Centro da cidade, onde ficam localizadas as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. 

“As tendas garantirão que as pessoas não fiquem expostas ao sol. A parceria nesta ação envolve as agências bancárias, que vão disponibilizar álcool em gel para a população que estiver na fila”, explica o Prefeito. 

Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Caucaia vai entregar tíquetes vale gás para 5.400 pessoas em Caucaia. Mais de 1.800 já foram beneficiadas na primeira etapa. A segunda está prevista para acontecer nos dias 4 e 5 de junho.  “Esta é mais uma ação que garante o bem estar das famílias caucaienses durante o isolamento social para o enfrentamento da pandemia. Também trabalhamos de forma a amenizar os prejuízos causados por esta doença em nossa sociedade”, comenta o Prefeito Naumi Amorim. 

O prefeito Naumi Amorim ainda sancionou a Lei que isenta do pagamento da taxa de iluminação pública as famílias que consomem até 150 kw/h. A isenção é válida para os meses de abril, maio e junho. Do total de 98 mil contribuintes, mais de 67 mil foram beneficiados com a aprovação da lei. “Este é o desdobramento dos nossos trabalhos incentivando a população a ficar em casa. Então decidimos garantir este benefício”, disse o Prefeito Naumi Amorim.

Na educação, Caucaia também elaborou estratégias para cuidados aos alunos matriculados na rede pública de ensino. A principal ferramenta do Projeto “Professores e Alunos Conectados”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME), é um site, aberto, onde qualquer pessoa pode baixar as atividades escolares também disponíveis para alunos da educação especial, indígena e quilombola. “Garantimos assim o andamento das aulas em modelo remoto”, enfatizou.

Como apoio para as aulas em casa, a Prefeitura de Caucaia realizou a distribuição de 55 mil kits alimentares para as famílias dos alunos que estudam na rede municipal de ensino. Outros 55 mil kits estão em fase de processo licitatório. “Serão mais alimentos para as famílias dos nossos alunos que necessitam desse auxílio nesse período difícil. Esses kits foram fundamentais para auxiliar as famílias mais vulneráveis”, afirma Naumi. 

Segundo o prefeito, todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Caucaia estão sendo avaliadas e de acordo com a necessidade, poderão ser estendidas ou serem adotadas medidas mais rígidas. “Estamos vivenciando uma situação excepcional e precisamos desenvolver ações mais restritivas no sentido de barrar o avanço da disseminação da doença, preservando a saúde da população, sobretudo das pessoas mais vulneráveis pela contaminação”, finaliza o prefeito Naumi Amorim. 


Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário