sexta-feira, 22 de maio de 2020

IFCE desenvolve painel para monitorar COVID-19

O Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (LAPISCO) do campus de Fortaleza do IFCE acaba de desenvolver uma ferramenta para monitorar e apresentar dados em diversos níveis sobre o novo coronavírus.
Denominado Monitor COVID-19, o projeto apresenta diversas informações sobre o novo vírus, como: histórico de casos em cada estado do Brasil, gráficos de projeção do avanço e/ou recuo da contaminação, gráficos comparativos com outros países, etc.
Além disso, a ferramenta também possui um simulador de progressão da COVID-19, levando em conta medidas como isolamento social, tanto horizontal como vertical. A inovação ainda faz uma projeção da demanda hospitalar tendo em vista o sistema de saúde da população em análise, utilizando parâmetros como gravidade da doença, taxa de crescimento para pacientes críticos que precisarão de UTIs e ventilação mecânica, entre outros aspectos.
De acordo com o coordenador do LAPISCO, professor Pedro Pedrosa, o Monitor COVID-19 surgiu com o objetivo de agregar dados, informações e análises científicas. “Diferente de um relatório técnico com dados estáticos, essa ferramenta chama atenção pela forma de interagir e pela maneira didática que apresenta as informações, inclusive para pessoas não especialistas na área.”
Monitor COVID-19 utiliza dados fornecidos pelo Governo do Estado do Ceará, pelo Governo Federal e peloHospital Johns Hopkins (dos Estados Unidos da América). Para obter mais detalhes, confira o vídeo explicativo dessa ferramenta (https://youtu.be/AMscdkOcjFw). 
Rafael Oliveira - campus de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário