quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Educação: Cinco escolas promoverão conscientizações ambientais

A Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Alice Moreira de Oliveira, no distrito de Sítios Novos, sediou nesta quarta-feira (23/8) o lançamento do Programa de Educação Ambiental de Caucaia. A unidade será uma das cinco nas quais as atividades vão ser realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com professores e estudantes.
A titular da pasta, professora Lindomar Soares, destacou a importância dessa mobilização para o exercício da cidadania. “Não há nada mais importante do que cuidar do meio ambiente da nossa comunidade, dos nossos potenciais ambientais, do que ainda nos resta das florestas e mananciais hídricos. É necessária esta sensibilização educacional e política da sociedade para proteger o ambiente.”
Com o programa, a SME pretende dialogar com os entornos das escolas para facilitar a elaboração e implementação de políticas ambientais. Além da Escola Alice Moreira de Oliveira, serão envolvidas as unidades Manoel Pereira Marques, Pedro Moreira de Oliveira e Nossa Senhora da Conceição, além do Núcleo Educacional de Desenvolvimento Infantil (Nedi) Maria Simone Moreira do Nascimento.
Ao todo, a SME capacitará 72 professores e 1.522 alunos quanto a políticas ambientais e formas de cuidar do ecossistema para torná-los multiplicadores dessas ideias nas escolas onde atuam e nas comunidades onde vivem e circulam.
Representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Marília Lovatel anunciou que a Escola Manoel Rocha, situada no Conjunto Nova Metrópole, será a mais nova associada à rede da Unesco. O certificado será entregue em setembro, no congresso anual da entidade em Foz do Iguaçu (PR). 
O Programa de Escolas Associadas da Unesco existe desde 1953 e tem o objetivo de “trabalhar pela ideia da cultura da paz”. As certificações são concedidas mediante candidaturas enviadas para coordenação nacional da organização em São Paulo. “Estamos aqui para divulgar esta possibilidade e estimular outras escolas de Caucaia a se candidatarem também”, disse Marília Lovatel.

SERVIÇOS
Além do lançamento do Programa de Educação Ambiental, a Prefeitura ofereceu durante a cerimônia uma série de serviços gratuitos à população. Foi realizada uma exposição itinerante sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, na qual mais de 300 pessoas receberam instruções de ações contra as lavas do inseto.
Também foram distribuídas 200 mudas de plantas. Na sala de imunização, 87 pessoas foram vacinadas contra Hepatite B, gripe, HPV e meningite meningocócica. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 54 testes rápidos de HIV/sífilis e 711 pessoas foram atendidas por três médicos dentistas, que aplicaram flúor e distribuíram escovas de dente. Além disso, foram emitidos 111 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a dona de casa Claudenice da Silva Araújo, a manhã de serviços foi importante. “Aqui tivemos benefícios que não precisamos ir para longe para conseguir. Gostei demais da atitude. Estou sendo muito bem atendida fazendo o cartão do SUS para meus sobrinhos”, afirmou.
Camila Pereira, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, aproveitou a ação para imunizar-se contra o HPV. “É muito importante aproveitar o tempo para se vacinar nestas ações em nossa própria escola”, complementou.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário