segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Quilombolas: Prefeito participa da Ciranda das Mulheres

A comunidade Quilombola de Porteiras, Serra do Juá e Boqueirãozinho recebeu nesse sábado (19/8) o prefeito Naumi Amorim para a celebração da Ciranda das Mulheres Quilombolas.
O grupo está à frente de vários trabalhos de culinária tradicional, artesanato e de fortalecimento da cultura por meio da dança. Há o movimento municipal da caravana cultural afro-quilombola de Caucaia. Trata-se de uma ação com objetivo de pertencimento da cultura através da educação e da cultura.
Para o prefeito Naumi Amorim, ações de fortalecimento da cultura de Caucaia são necessárias para que as novas gerações conheçam a identidade do município. “O que podemos fazer para ajudar e divulgar nossa cultura a Prefeitura estará sempre à disposição para melhorar cada vez mais o respeito às nossas origens”, disse.
Claudia Quilombola, coordenadora geral da Caravana Cultural Afro-Quilombola de Caucaia, destaca que o encontro é um trabalho educativo para o empoderar as mulheres das comunidades com foco nas tradições, na cultura e nos costumes. “Este evento com as mulheres fortalece o pertencimento étnico e afroquilombola. Temos todo um trabalho educativo para chegar neste ponto.”

CARAVANA
Trata-se de encontros com disponibilidade de várias atividades para integrar e interagir as nove comunidades quilombolas do município de Caucaia. São realizadas feiras de produtos, oficinas, danças e festas para fortalecer a cultura. As caravanas são realizadas mensalmente e em datas determinadas pelas comunidades.  

http://www.caucaia.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário