sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Educação: Escola municipal receberá certificação da Unesco

Nesta quarta-feira (23/8), a representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Marília Lovotel, anunciou que a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Manoel Rocha, situada no bairro Conjunto Nova Metrópole, receberá o certificado de associado da Organização. A cerimônia de entrega do documento será no dia 27 de setembro. Caucaia é o único município do Ceará a possuir escola com esta certificação.
O anúncio foi feito durante o lançamento do Programa de Educação Ambiental de Caucaia, na (EEIEF) Alice Moreira de Oliveira, no distrito de Sítios Novos. O Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA, conhecido como Associated Schools Project Network ou ASPnet, em inglês) foi criado em 1953 com o objetivo de trabalhar a ideia da cultura e da paz.
As certificações do programa são concedidas mediante candidaturas enviadas para a coordenação nacional da Unesco em São Paulo. Já a verificação do cumprimento dos pré-requisitos necessários para a aprovação são feitas pelo escritório da Organização em Paris. ”Estamos aqui para divulgar o programa e estimular a candidatura de outras escolas de Caucaia”, disse Marília Lovatel.
O estabelecimento de ensino associado recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logo do PEA e do Ano Internacional em vigor. Além disso, pode receber materiais produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais lançados pela Organização. O programa também contempla a possibilidade dos alunos serem convidados para viagens internacionais.
O projeto que proporcionou a certificação da EEIEF Manoel Rocha surgiu da necessidade de resolver o problema da ausência dos alunos nas salas de aula em decorrência das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Por meio do programa, os alunos visitaram as comunidades da localidade com ações de combate ao mosquito. Além disso, foram realizados trabalhos dentro da escola para sensibilizar os estudantes.
A coordenadora de Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), Andrea Herculano, explica que em matemática, por exemplo, foram desenvolvidas estatísticas de infestação. Já em língua portuguesa, foram elaboradas redações, cartazes, paródias e até encenações de teatro. “Em todos os locais os alunos divulgaram o projeto e atenderam toda a demanda da comunidade. Eles tomaram a frente e conseguiram”, ressaltou.
Andrea Herculano acrescenta que os benefícios da escola ter a certificação PEA da Unesco é o trabalho ser reconhecido por uma instituição internacional criteriosa como a Unesco. “Ter um projeto reconhecido pela Unesco é formidável. Representa o reconhecimento do trabalho e do protagonismo dos alunos nesta iniciativa”, conclui.
A cerimônia de entrega do certificado está marcada para o dia 27 do mês de setembro e terá a presença da secretária de Educação, professora Lindomar Soares, da representante da Escola e do secretário de Educação do Estado do Ceará, Idilvan Alencar.
As unidades educacionais municipais de Caucaia, Escola Alice Moreira de Oliveira, Manoel Pereira Marques, Pedro Moreira de Oliveira, Nossa Senhora da Conceição, e Núcleo Educacional de Desenvolvimento Infantil (Nedi) Maria Simone Moreira do Nascimento, participantes do programa de educação ambiental, estão com uma proposta de se candidatarem para participarem da certificação PEA da Unesco 2018.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário