quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Territorialização: Prefeitura promove primeira oficina para mapeamento da assistência

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu mais um passo no processo de mapeamento da assistência em cada bairro e localidade de Caucaia. Nesta terça-feira (22/8), o órgão, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promoveu a primeira formação para facilitadores da Territorialização do município com uma oficina ministrada pelo consultor da gestão, médico Marco Túlio Aguiar.
Participaram cerca de 40 pessoas, entre médicos, enfermeiros, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), lideranças comunitárias e representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), da SMS e da SDS. “Hoje é o ponto de partida. Através dessas pessoas será facilitado o próximo passo, de oficinas nos territórios. Então é um momento bastante rico de apropriação e contribuição”, contextualiza o palestrante.
Na ocasião, foi apresentado o instrumento de análise da situação de cada distrito, assim como foram expostos os conceitos que serão trabalhados na elaboração dos mapas territoriais. Podem ser identificados a partir deles dados sobre as áreas como a presença de barreiras geográficas ou funcionais, dificuldades no acesso aos serviços e o perfil epidemiológico e socioeconômico da população assistida. Esse guia permite o alcance de uma visão ampliada das relações dos equipamentos públicos com as comunidades.
“Em Caucaia, a territorialização foi feita há mais de dez anos. Então hoje temos territórios que não condizem mais com a realidade da população. Durante setembro e outubro, nós vamos estudar cada território para que possamos trabalhar de acordo com a realidade atual de cada área”, explica a coordenadora da Atenção Primária do município, Vilalba Carlos.
Ela explica que, a partir da próxima quinta-feira (24/8), serão realizadas seis grandes oficinas dentro do ambiente dos territórios para a população se empoderar e contribuir com o processo. Os eventos serão abertos ao público.
“Em novembro, vamos consolidar o produto da territorialização, que vai responder a questões como a necessidade de mais equipes de saúde da família, de mais médicos, de mais agentes de saúde e endemias, de mais ações das secretarias etc. Tudo isso trabalhado dentro da perspectiva da intersetorialidade, para estudar e levar uma melhor qualidade de vida à população", ressalta Vilalba.

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário