quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Saúde: Prefeitura lança nesta quinta mapeamento de cobertura dos postos

A Prefeitura de Caucaia lança nesta quinta-feira (17/8) um serviço que pode mudar por completo a atuação dos postos de saúde do município. A cerimônia de começo dos trabalhos da Territorialização acontecerá no Convento das Irmãs Cordimarianas e contará com a presença do prefeito Naumi Amorim e do secretário estadual da Saúde, Henrique Javi.
Com a territorialização, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará um mapeamento da atuação de todos os 46 postos da cidade. O estudo durará 60 dias e resultará num relatório que será encaminhado ao Governo Federal, a quem deve ser solicitado aumento no número de agentes de saúde.
O levantamento será feito pelos próprios profissionais dos postos. Agentes, médicos do Programa Saúde da Família (PSF), enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais trabalhadores da área vão conhecer melhor os territórios onde atuam, criar um novo elo com as comunidades e conhecer a epidemiologia de cada região de Caucaia. Ou seja: de que adoecem e morrem as pessoas.
De posse desses dados, a SMS fará um redimensionamento da oferta de serviços no município. “Vamos redimensionar para todas as famílias caucaienses terem cobertura de agentes de saúde e de um posto”, detalha o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares.
Segundo ele, Caucaia será a primeira cidade do Ceará a fazer um serviço de territorialização fruto de parceria entre a Saúde e a Ação Social. Isso significa dizer que profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) trabalharão em conjunto.
Assim, a Prefeitura vai aproximar-se ainda mais da população e conhecer melhor a realidade dos usuários da atenção básica. Serão promovidos encontros, debates e oficinas com os profissionais, líderes políticos e representantes das comunidades, entre outros atores sociais. Todo o processo será orientado por um manual já desenvolvido pela SMS.
“Demarcar as áreas de atuação possibilita conhecer melhor cada indivíduo e o ambiente onde ele vive. Assim, nós podemos oferecer uma assistência de qualidade e mais eficaz. É a chance de levar nossas equipes a quem hoje está distante dos serviços. É uma reorientação de saberes e práticas que apostamos que vai melhorar e fortalecer o sistema de saúde”, explica o secretário Moacir Soares.

SERVIÇO
Lançamento do serviço de territorialização da Saúde de Caucaia
Quando: 17 de agosto de 2017, às 14 horas.
Onde: rua Coronel Correia, nº 2.718, no Centro.

-- 
Caucaia - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário