quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Parto Humanizado: Profissionais começam a ser capacitados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta quarta-feira (16/8) a primeira capacitação dos profissionais de saúde para a implementação do projeto que garante o parto humanizado às grávidas de Caucaia. O encontro aconteceu no auditório do Convento das Irmãs Cordimarianas, no Centro, e teve como objetivo promover o alinhamento de conceitos, dando início à criação de uma cultura que coloca a mulher como protagonista de todo o processo da gestação.
“Queremos capacitar 100% dos enfermeiros, 100% dos agentes de saúde e vamos ministrar esse conteúdo no hospital (Municipal Abelardo Gadelha da Rocha)”, adiantou o cooperador técnico da SMS, médico Manoel Fonsêca, acrescentando que os próximos passos incluem a criação de um Centro de Parto Natural. “O objetivo do Centro, atualmente em reforma, é que o parto seja individualizado, que cada gestante tenha toda uma estrutura confortável para ela e para o seu acompanhante, garantindo uma melhor experiência.”
O encontro foi marcado pela exposição das definições sobre o que é parto humanizado, o que é parto ativo (a retomada do comando do processo do parto pela mulher) e as melhores condições (físicas, psicológicas e estruturais) para a mulher, desde o pré-natal.
Com um atendimento mais humanizado e acolhedor, o reflexo positivo será visualizado anos depois. “Se você tem um parto traumático, você tem mais chances de ser uma pessoa agressiva quando for adulto. Se você tiver um parto mais tranquilo, você será uma pessoa mais calma durante toda a sua vida adulta. Aqui em Caucaia, onde temos 500 nascimentos por mês, teremos daqui a dez anos com a humanização do parto uma geração que poderá lidar com os problemas de forma menos agressiva”, pontuou Fonseca.
Delano Barbosa é enfermeiro e comenta que a humanização dos partos é importante não apenas para a mulher, mas também para o Município. “Nos últimos anos, vimos o número de nascimentos cair em Caucaia. Algumas mulheres se deslocavam até Fortaleza para dar à luz. Com uma melhor assistência por aqui, elas se sentirão acolhidas a poucos metros de casa.”
Delano avalia também a importância desse tipo de capacitação para os homens. “Eu, como profissional, tenho que ter esse conhecimento. Já um leigo que não é da saúde precisa ter acompanhamento. Um marido, por exemplo. É importante que ele saiba como as coisas funcionam. Sabendo disso, ele passa a entender melhor a mulher e passa a ser um parceiro mais presente”, finaliza.
Terapeuta ocupacional, Suiane Viana comenta que o parto humanizado promove o empoderamento feminino. “A mãe fica mais confiante até mesmo na hora de cuidar da criança posteriormente. Muitas mães depositam todo o processo nas mãos de médicos ou enfermeiros e quando recebem a criança ficam sem saber como agir. Com ela assumindo as rédeas desde a gestação, passando por todo o processo, já torna tudo mais natural.”
Suiane frisa ainda que o Humana Luiz, iniciativa pioneira no Ceará, deveria ser replicado em todo o estado. “É um projeto bonito que a população realmente precisa. Um incentivo muito importante que a gestão está dando e que antigamente não existia. Seria maravilhoso se essa iniciativa partisse de Caucaia. Eu sentiria bastante orgulho.”

Caucaia - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário