sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ZPE Ceará é reconhecida como melhor Zona Franca das Américas

A ZPE do Ceará será premiada em outubro pela publicação Foreign Direct Investment (FDI) do jornal inglês Financial Times de Londres em duas modalidades: alto reconhecimento - Melhor Zona Franca das Américas e Melhor Zona Franca em Atualização da Infraestrutura. O reconhecimento torna a ZPE Ceará ainda mais atrativa para os investidores internacionais. Em 2016, a ZPE Ceará também ganhou prêmio do jornal inglês nas categorias: “Melhor Zona Franca da América Latina e do Caribe- Grandes Inquilinos”; “Melhor Zona Franca para Infraestrutura”; “Melhor Zona Franca para Expansões” e “Melhor Zona Franca para Apoio à Educação e Treinamento”.

Segundo o secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, a premiação do FDI em dois anos consecutivos é um reconhecimento do Financial Times do esforço do governador Camilo Santana no sentido de garantir a afirmação da ZPE do Ceará com a sua enorme capacidade de gerar novos empregos. "A gestão atual da ZPE Ceará não tem medido esforços para garantir o sucesso do projeto, que está em fase de expansão", explica. Balhmann lembra também que a premiação é fruto de um trabalho de divulgação internacional da ZPE Ceará realizado pela Secretaria de Assuntos Internacionais, com o objetivo de ranquear a ZPE Ceará entre as maiores do mundo.

Balhmann destaca ainda o apoio do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE) para a obtenção deste status pela ZPE Ceará. Ele adianta que no período de 18 a 21 de setembro, a ZPE Ceará participará novamente da China International Fair for Investment & Trade (CIFIT 2017), a mais importante feira internacional da China para o investimento e comércio, em Xiamen, com um stand de 72m².

O retorno de Balhmann e da ZPE Ceará ao continente asiático será para aprofundar uma série de tratativas em andamento, desde o ano passado, entre as províncias irmãs Ceará e Fujian. A captação de novos negócios para o Ceará e para a ZPE Ceará está na pauta dos representantes do Estado, que buscam ampliar o intercâmbio comercial e de investimento entre os dois lados.Durante o encontro na China, a ZPE Ceará realizará um seminário para empresários, com o intuito de levar ao conhecimento dos investidores asiáticos as oportunidades de investimentos no Ceará a partir da Zona de Processamento de Exportação do Ceará, em Pecém.

Em Xiamen, a ZPE Ceará firmará ainda um termo de cooperação técnica com a Zona Econômica Especial de Xiamen, uma das áreas da China com mais vantagens fiscais para estimular o comércio com o mundo. Balhmann destaca que o Governador tem dado total apoio à ZPE Ceará e realizado todos os investimentos em infraestrutura necessários ao projeto, para garantir mais desenvolvimento para o Ceará. "O Governador Camilo Santana tem, inclusive, viajado pessoalmente para fazer a divulgação da ZPE Ceará dentro e fora do Brasil", esclarece.

Expansão

A ZPE Ceará foi inaugurada no dia 30 de agosto de 2013, sendo a primeira do País a entrar em operação. A ZPE Ceará integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 km de Fortaleza. Em maio de 2016, a ZPE Ceará incorporou uma área de 1.911,04 hectares antes destinada para a implantação da Refinaria Premium II da Petrobrás, o que permitiu a expansão de sua poligonal de 4.271,4 hectares para 6.182,44 hectares.

Conforme Balhmann, a ampliação da poligonal da ZPE Ceará significa a garantia de que o Estado possui área disponível para uma zona livre pelos próximos 50 anos. A nova área da ZPE Ceará está dividida por setores, sendo o Setor II Norte destinado para um projeto de refinaria compacta e moderna, que está em estágio avançado de negociação com a China, e o Setor II Sul para indústrias de setores diversos como petroquímico, metalmecânico, agroindústria e granito.

Conforme o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, a premiação do Jornal Financial Times é um excelente indicativo de que a ZPE Ceará está no caminho certo. Ele lembra que a nova área da ZPE já faz parte dos ativos do Estado. "Dentro dessa nova área, temos a proposta negociada pelo próprio Governador Camilo Santana no acordo Brasil-China, que prevê um espaço para a instalação de uma refinaria, projeto este que está se concretizando. Essa área assegura também a vinda de outros setores industriais, a exemplo de rochas ornamentais e autopeças, gerando milhares de empregos para o Ceará", conclui.

24.08.2017

Assessoria de Comunicação da ZPE-CE
Hervelt César
(85) 8886.4215/9118.4215

Nenhum comentário:

Postar um comentário