quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Segurança: Governador confirma para setembro chegada do Raio a Caucaia

Na mesma manhã na qual o prefeito Naumi Amorim reuniu-se com representantes da Polícia Militar, Autarquia Municipal de Trânsito e Guarda Municipal para discutir melhorias na segurança pública de Caucaia, o governador Camilo Santana confirmou nesta terça-feira (22/8) a chegada para setembro do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no município.
Com isso, Caucaia contará com mais 113 policiais. Eles atuarão em 44 motos e duas viaturas. A cidade será a primeira da Região Metropolitana de Fortaleza, junto com Maracanaú, a contar com esse reforço. Maracanaú receberá metade do efetivo: 56 policiais, 24 motos e duas viaturas.
A base do Raio funcionará no Araturi, num espaço cedido pela Prefeitura ao Governo do Estado. Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Caucaia terá o terceiro maior contingente do Ceará fora da Capital. Somente Juazeiro do Norte e Sobral terão tropas maiores.
Os homens do Raio são considerados a “elite da Polícia” por serem submetidos a um intenso e diferenciado treinamento para atuarem em situações de extremo risco. “A melhoria na segurança é um dos maiores clamores da população. O que a Prefeitura pode fazer na prevenção, investindo em esporte, lazer e educação pros jovens, está sendo feito e deve dar frutos em breve. Então, essa medida do Governo vem pra casar com nosso objetivo de reduzir os índices de criminalidade no município”, destaca o prefeito Naumi Amorim.
De acordo com o governador, a formatura de uma turma de concursados da PM ainda em agosto vai permitir a implantação desses novos batalhões a partir do próximo mês. “A ação do Raio tem sido tão eficiente, positiva, que tomamos a decisão de implantar o sistema em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, além de duplicar em Fortaleza”, explicou Camilo Santana.
Conforme o secretário estadual André Costa (Segurança Pública), os policiais do Raio de Caucaia serão profissionais naturais do próprio município. “Eles já conhecem a região e farão patrulhamentos de deslocamento mais rápido para conseguirem interceptar com mais facilidade os bandidos que estão agindo em motos. Vão atender bem à cidade.”
Além de Fortaleza, o BPRaio está presente em Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário