quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Caucaia Cidadã: Secretário de Finanças apresenta programa de educação fiscal na Câmara

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Caucaia na manhã desta terça-feira (19/9), o secretário municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento, Marcus Mota, apresentou aos vereadores os conceitos do “Caucaia Cidadã”. O programa vai promover esclarecimentos à população sobre a arrecadação e aplicação de impostos. Ele esteve acompanhado da subsecretária da pasta, Cleonice dos Santos.
“O cidadão só percebe a questão das cargas tributárias de forma dolorosa, no ato do pagamento. Não consegue enxergar com clareza os benefícios gerados a partir disso, como obras, iluminação pública, educação, saúde, dentre outros pontos. O programa de educação fiscal vem para mudar isso”, disse Marcus.
O primeiro passo para essa mudança é trazer para o lado da gestão um novo grupo de protagonistas: as crianças. Elas serão envolvidas em atividades educativas realizadas nas escolas. “A criança é o ente mais simples e que vai mais longe nessa transformação, pois leva esse conteúdo para dentro das casas. O nosso foco é formar multiplicadores”, explicou o secretário.
Segundo ele, promover a educação fiscal da população vai render benefícios a médio e longo prazo para o município. E mais: as mudanças são necessárias principalmente pelo perfil de Caucaia: a segunda cidade do estado em número populacional, mas a sexta no ranking de arrecadação. “Nosso foco não é aumentar a carga tributária, mas tornar a arrecadação mais justa. Hoje, dia 19, já ultrapassamos a arrecadação do ano passado”, frisou Marcus.


ATIVIDADES IMPLEMENTADAS
Cleonice dos Santos citou quais atividades serão desenvolvidas para garantir o sucesso do “Caucaia Cidadã”. “Vamos às rádios fazer um programa de tira-dúvidas sobre os impostos municipais, explicando, de forma clara e transparente, a questão da arrecadação e dos investimentos”, adiantou a subsecretária.
Além disso, serão realizadas palestras, eleições de prefeitos-mirim (crianças entre oito a dez anos) e concursos nas escolas. “O objetivo é promover uma instrução nas crianças, trabalhando de forma lúdica”, acrescentou Cleonice dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário