quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Dia Mundial do Turismo: Carreata e comemoração no Cumbuco marcam data

O Centro de Apoio ao Turismo (CAT), no Cumbuco, foi palco de uma grande solenidade em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrada nesta quarta-feira (27/9). As comemorações tiveram início com uma carreata que saiu do Parque Leblon em direção ao CAT, onde foram performadas apresentações culturais. O evento, que tem o objetivo de reforçar a importância do turismo e sua contribuição para o desenvolvimento local, foi organizado pela Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria de Turismo e Cultura (Setur).  
O prefeito Naumi Amorim comemorou os avanços do município, especialmente na pasta do turismo. “Caucaia está mudando para melhor. Um evento como esse é uma forma de parabenizar a todos nós que fazemos parte dessa mudança. E mais: nos dá força para continuar avançando. Nosso objetivo é fazer com que o turista venha pra cá e volte pra casa feliz”, pontuou.
 
Na ocasião, Naumi assinou uma mensagem destinada ao Qatar, remetida ao diretor de Desenvolvimento de Turismo do país, Hassan Al Ibrahim. O conteúdo será enviado nas línguas portuguesa e inglesa. O local foi escolhido como território oficial de celebração do Dia Mundial do Turismo. Na mensagem, a Prefeitura de Caucaia apresenta as características do município, como o número populacional e a extensão do litoral, além do principal ponto turístico da cidade: a Praia do Cumbuco.
 
O secretário de Turismo e Cultura, coronel Paulo Guerra, pontuou importantes ações desenvolvidas pela pasta nesses primeiros meses de gestão, como o resgate da cultura junina no município (com a realização do 1º Chitão de Caucaia). “Caucaia vive um excelente momento para o turismo e a cultura. Um grande exemplo foi o reconhecimento dado pelo Ministério do Turismo ao município. Mantivemos o status de Categoria B no segmento, um importante indicador que nos projeta internacionalmente”, pontuou o secretário.
 
CARREATA
Logo no começo da manhã, uma carreata composta por 52 buggys, três motos e um trio elétrico atravessou o município. “Cada carro conduzia alunos da rede municipal de ensino. Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de participar de uma atividade como essa, que atravessou ruas e avenidas até chegar nas dunas”, frisou Paulo Guerra. Equipes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), da Guarda Municipal e da Defesa Civil estiveram a postos garantindo que o percurso acontecesse sem qualquer problema.
 
Importante para quem aproveita do turismo para o lazer, a data de hoje tem um sabor a mais para quem depende da atividade para sobreviver. Bugueiro há mais de 27 anos, Renato dos Santos vibrou com a solenidade. “Essa data é muito significativa. Estou arrepiado! Trabalho com turismo desde muito novo, me criei fazendo isso. Está no meu sangue. Amo o que eu faço. É muito bom saber que fazemos parte de algo tão importante para o município”, comentou emocionado.
 
Estiveram presentes no evento o presidente do Fórum de Turismo do Estado do Ceará, Pedro Carlos, secretários e subsecretários municipais e representantes da Câmara Municipal.
 
O evento foi transmitido ao vivo e pode ser conferido no link: http://bit.ly/2xximBi. O material gravado hoje será editado e, posteriormente, enviado ao Qatar junto à mensagem assinada pelo prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário