quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Educação: Encontro debate inclusão de alunos surdos

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (26/9) solenidade em comemoração ao dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e ao dia Nacional do Surdo. O encontro debateu as práticas que estão sendo implementadas nas escolas para promover a inclusão dos alunos com deficiência.
A secretária de Educação de Caucaia, professora Lindomar Soares, destacou a importância do encontro. “O respeito à diversidade é indispensável para o desenvolvimento da educação e da sociedade em geral, inclusive das pessoas com deficiência. O Poder Público não pode ficar ausente dessa responsabilidade e é por isso que temos Núcleos de Educação Especial e salas de atendimento especial em várias escolas”, ressaltou.

Lívia Sousa é intérprete da língua brasileira de sinais (Libras) na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) 7 de Setembro. Ela trabalha no contraturno escolar dando aulas de reforço para os alunos. "Sem dúvida alguma a realidade dos surdos de Caucaia está mudando. Além de ensinarmos a língua materna deles, que é Libras, contribuímos para o aprendizado das disciplinas regulares", explicou.

O trabalho dos intérpretes é comemorado por Vitória Régia. Aluna do 8º ano, ele é surda e explica que com a ajuda dos profissionais está aprendendo mais sobre sua língua materna. "Eu não sabia muito sobre a linguagem de sinais, mas estou me esforçando e já penso inclusive em fazer faculdade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário