terça-feira, 26 de setembro de 2017

Saúde: Atenção Primária é foco de oficina estratégica

Nesta segunda-feira (25/9), representantes da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de uma oficina de alinhamento conceitual. “O objetivo é destacar a Atenção Primária à Saúde (APS) como estratégia para a organização do serviço de saúde do nosso município”, explica Vilalba Carlos, da coordenação da APS de Caucaia.
O encontro contou com a presença da diretora de Redes de Atenção Integrada à Saúde da Secretaria de Saúde de Uberlândia, Dra. Rubia Barra. Ela apresentou a experiência exitosa da cidade com o “Qualifica SaUDI”, projeto de padronização do acesso e qualificação das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de oficinas, workshops, tutoriais e outras ações.

“Em Uberlândia, estamos trabalhando com o modelo da construção social da Atenção Primária, criado pelo professor Eugênio Vilaça Mendes, referência hoje no Brasil para o trabalho com redes de atenção e fortalecimento da APS, onde fortalecemos os processos dentro das equipes de saúde. Dessa forma, a gente pode oferecer um serviço de maior qualidade à população”, esclarece a representante da cidade mineira.

Durante a oficina, foram debatidos assuntos relativos à atenção preventiva e aos micro e macro processos adotados para uma boa prática de assistência.

“Lá já temos muitos avanços e temos conseguido fazer com que essa organização de processos traga uma melhora tanto no acolhimento do cidadão que vai à unidade, como também na capacitação da equipe para que esses profissionais possam atuar de uma forma mais efetiva”, destaca a Dra. Rubia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário