sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Dia D: Inclusão Social, profissional e busca por oportunidades marcam evento

Na manhã desta sexta-feira (29/9), o auditório da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Antônio Valmir da Silva esteve lotado. Ali, todos tinham em comum a busca por oportunidades, desejo enfatizado com a realização do “Dia D” da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS. O evento foi uma iniciativa do Ministério do Trabalho, realizado pela Prefeitura de Caucaia por intermédio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem).

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, celebrou a realização do evento. “É um momento importante para entendermos um pouco o que vocês passam diariamente”, disse o gestor para os convidados. Ele aproveitou para pontuar a questão da “Praia Acessível”, parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Caucaia que irá possibilitar a primeira estação fixa do programa ainda neste semestre. “Essa estação ficará no Cumbuco e será a segunda do Ceará”, comemora. Ele esteve acompanhado da secretária de Governo e Articulação Política, primeira-dama Erika Amorim.

Laís Sales, secretária titular da pasta de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, pontua a necessidade de atender com mais eficiência a essas pessoas. “Apenas em Caucaia existem aproximadamente 83 mil pessoas com deficiência. Precisamos aproveitar a visibilidade dessa data para fortalecer ainda mais as políticas de empregabilidade. Queremos estreitar os laços entre as empresas e essas pessoas", comenta.

Na busca por oportunidades estava Francisco Carlos Moraes. Afastado do mercado de trabalho há 10 anos (época em que um acidente de trabalho mutilou três dedos de sua mão direita), ele sobrevive apenas com benefício do INSS. Quer voltar a trabalhar. "Não trabalho há muito tempo por falta de oportunidade para mim. Esse evento é importante porque dá uma atenção especial pra gente", comenta.

Do lado de fora do auditório, diversos serviços eram ofertados. De forma gratuita, a população tinha acesso a testes de glicemia, verificação de pressão, atendimentos do Sine e distribuição do laudo caracterizador de deficiência. "Após a assinatura de um médico, esse laudo vira um documento", explica a psicóloga do Sine de Caucaia, Janaína Sousa Bezerra. Ela frisa que um importante serviço disponibilizado no "Dia D" era o encaminhamento profissional. "Existem algumas vagas cadastradas no sistema para pessoas com deficiência e estamos fazendo esse encaminhamento. Algumas empresas já irão fazer a seleção hoje", pontua.

A solenidade contou com apresentações culturais e uma palestra de Haroldo Azevedo, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ele pontuou questões acerca do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Dois intérpretes estavam fazendo a tradução simultânea da solenidade para surdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário