terça-feira, 31 de julho de 2012

Acordo com os Índios Tapebas pôs fim à ocupação da Funai

Cerca de 200 índios ocuparam a sede da Funai. Eles querem a publicação da demarcação das terras indígenas no Diário Oficial da União FOTO: NATINHO RODRIGUES
Uma comissão composta por cinco integrantes das comunidades Tapeba, residentes no município de Caucaia, será recebida, na próxima segunda-feira, pela direção da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília. O acordo foi firmado, no fim da tarde de ontem, após contatos telefônicos entre os dirigentes da Funai da Capital e de Brasília e pôs fim à ocupação da sede da superintendência regional do órgão, localizada em Fortaleza, por cerca de 200 indígenas Tapeba.

A ocupação começou às 8h30 da manhã de ontem. A reivindicação principal do grupo é a imediata publicação da portaria de demarcação da terra dos Tapeba no Diário Oficial da União (DOU), fase determinante no processo de reconhecimento do território indígena. O processo de demarcação da terra dos índios vem de 1985, quando a etnia foi identificada no Estado.

Segundo o coordenador regional da Funai, Paulo Fernando Barbosa da Silva, a demarcação foi realizada após estudo antropológico, mas só passa a valer após a publicação no DOU.

Indenização
As etapas seguintes envolvem indenização e retirada de posseiros e homologação do território Tapeba. "É um processo longo", disse, acrescentando que as terras demarcadas chegam a cerca de cinco mil hectares, onde vivem 17 comunidades indígenas.

Para o cacique Francisco Alves Teixeira, é urgente a homologação do território. Lembra serem constantes os conflitos com os posseiros. "Estou com 64 anos, tenho 12 filhos, 12 netos e 44 bisnetos. Desde que me entendo por gente sofremos pela falta da terra", disse, acrescentando esperar que a reunião em Brasília resolva a questão. 

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário