quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Saúde: Tabuba recebe ações do PSE

Nesta quarta-feira (25/10), uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) movimentou a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Luzia Correia Sales, na localidade da Tabuba. O Programa Saúde na Escola (PSE) abriu as portas da instituição à população e recebeu pais e familiares dos alunos para uma manhã de serviços.
A comunidade teve acesso a orientações em saúde bucal, testes rápidos de HIV e sífilis, atualização do cartão de vacinação e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Como todas as ações do PSE, a comunidade participa bastante. Uma das maiores procuras é pelo cartão do SUS. Mas tem também a multivacinação e a participação do Serviço Ambulatorial Especializado com os testes rápidos. Oferecemos também o estímulo para que a criança crie hábitos saudáveis de higiene bucal”, avaliou Robério Benigno, coordenador do projeto.
Distribuindo escovas de dentes e prestando orientações sobre a higienização oral durante o evento, Francivânia de Sousa avaliou a ação de forma positiva. “A participação foi boa e os pais fizeram muitas perguntas. Eu dei a eles orientações sobre escovação, a forma correta de fazer a higienização oral, a importância do uso do fio dental e de consultar com frequência o dentista”, explicou a técnica em saúde bucal.
Uma turma de alunos fez fila para ouvir informações sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika e febre chikungunya. Eles receberam peixes Betta e já sabiam os benefícios do animal. “Vamos colocar ele no tanque! Ele come as larvas do mosquito”, afirmou, com entusiasmo, o pequeno João Neto, de nove anos.
Luzierene Lopes também estava satisfeita com o movimento. Veio solicitar o cartão do SUS para toda a família. “Se não fosse por essa iniciativa, seria mais difícil. Acho uma boa oportunidade, porque não precisei pagar passagem e ir até a sede de Caucaia”, destacou a dona de casa.
Na próxima semana, a população do Parque Potira II é quem vai receber o programa em atividades voltadas exclusivamente a estudantes de duas escolas municipais. As ações acontecerão nos dias 30 e 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário