terça-feira, 24 de outubro de 2017

Semana do Bebê: Primeira-dama participa de atividades na Jurema e Itambé

A programação da Semana do Bebê continua intensa em Caucaia. Na manhã desta terça-feira (24/10), a primeira-dama Erika Amorim participou de atividades na creche Irmã da Paz, na Jurema, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Ferreira da Silva, localizada no Itambé. Os encontros oferecem a pais e mães informações sobre bebês, desde a gestação.
A programação segue até a próxima sexta-feira (27/10). “Mobilizações assim são muito válidas. Precisamos ter essas vivências, essas trocas. Mesmo recebendo orientações de meios de comunicação são experiências como essas que ficam na nossa lembrança e nos ajudam em momentos de necessidade”, pontuou Erika.
A manhã na creche da Jurema começou com um debate acerca da introdução alimentar. A nutricionista Pâmilla Nóbrega falou da importância da alimentação saudável na gestação, pontuando cuidados com o bebê e aleitamento materno. “Os pais têm muitos medos na hora de alimentar os filhos. Quando eles rejeitam determinado alimento, os pais descartam. É importante enfatizar que bebês precisam de oito a dez tentativas para se adaptarem a uma nova comida”, revelou.
O segundo momento foi capitaneado pelo tenente Rigoberto Moura, do Corpo de Bombeiros Militar. Utilizando bonecas, ele simulou situações que ilustram primeiros socorros, como a maneira correta de salvar recém-nascidos de engasgos. “Alguns tipos de ocorrências são rotineiras. Por isso é extremamente importante que os familiares tenham informações práticas sobre como agir nessas situações”, comentou.
Atenta às demonstrações, a cuidadora Neide Morais aprovou a iniciativa. Ela aguarda gêmeos. “Estou na minha terceira gestação e ainda tem muita coisa que eu desconheço. Participar de um momento como esse nos deixa mais capacitados a agir no dia a dia dentro de casa. Acredito que todas as mamães e papais deveriam participar”, comentou.
A programação na Creche Irmã da Paz teve ainda contação de histórias encabeçada pela professora Mardênia Maria. Autora de dois livros infantis, ela leu uma de suas publicações: “O incrível poder de comer verduras.”

VISITA A UBS
Logo após participar das atividades na Jurema, Erika Amorim seguiu para o Itambé, onde a UBS Francisco Ferreira da Silva também promovia atividades alusivas à Semana do Bebê.
A população assistiu a palestras com enfermeira, dentista, nutricionista, farmacêutico e assistente social. Além disso, as crianças tiveram um momento de brincadeiras. “As pessoas só lembram do posto de saúde na hora do aperreio. Quando chegam aqui e se deparam com um serviço diferenciado, com uma palestra ou uma atividade mais lúdica, elas se sentem mais abraçadas, mais assistidas. Esse é um dos objetivos da Semana do Bebê”, resumiu a primeira-dama.

SEMANA DE ATIVIDADES
A programação da Semana do Bebê colocará amanhã, quarta-feira (25/10), a saúde oral estará em pauta, com palestra seguida de distribuição de kits de higiene bucal na Tabuba.
No dia seguinte, uma roda de conversa sobre aleitamento materno, vacinação e cuidados com os bebês irá acontecer na Iparana. Finalizando a semana, a sexta-feira (27/10) será marcada pela discussão acerca dos valores humanos na Educação Infantil e da Importância do afeto nos primeiros anos de vida. À tarde, o encerramento será marcado pela exposição “Bebês de Caucaia” e caminhada com show infantil.
A Semana do Bebê é uma promoção da Prefeitura de Caucaia, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e executada em parceria com as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário