quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Estação Ferroviária: 100 anos de atividades serão celebrados nesta quinta-feira

Quando ainda era chamada de Soure, Caucaia recebeu uma estação ferroviária nomeada com o antigo nome do município. A data era 12 de outubro 1917. Dez décadas depois, a Prefeitura celebra os 100 anos de atividades ininterruptas da unidade, em uma cerimônia nesta quinta-feira (26/10) que será marcada pelo resgate histórico de um equipamento que resistiu ao tempo, acompanhando todas as transformações pelas quais a cidade passou.
De acordo com o secretário municipal de Turismo e Cultura, coronel Paulo Guerra, esse tipo de comemoração é essencial para o município, pois reconquista um importante capítulo histórico local. “Essa estação é a única que ainda preserva toda a sua estrutura arquitetônica dentre as que ainda atuam no sistema metroviário do Ceará”, pontua. Ele acrescenta que “não se trata apenas da estrutura física, mas de todas as histórias que marcaram o nosso povo. É motivo de orgulho.”
Inserida na Linha Oeste do Metrofor, a unidade compõe o trecho que interliga Caucaia ao centro de Fortaleza, itinerário esse composto por outras nove estações dispostas em 19,5 quilômetros. De acordo com o órgão, a estação de Caucaia é a segunda mais movimentada da linha, com cerca de 26 mil embarques mensalmente. Fica atrás apenas da estação Moura Brasil, na capital, que soma aproximadamente 30 mil passageiros por mês. 
Durante a cerimônia de amanhã, será descerrada uma placa comemorativa alusiva ao momento histórico para o município. Estarão presentes representantes do Lions Club (entidade internacional de prestação de serviços) e a solenidade contará apresentações artísticas de alunos da Escola Branca Carneiro de Mendonça e do Ginásio Luzardo Viana.

SERVIÇO
CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAUCAIA
Quando: 26 de outubro, às 9 horas.
Onde: Praça da Estação (rua Coronel Correia, s/n).

Nenhum comentário:

Postar um comentário