terça-feira, 31 de outubro de 2017

Agricultura: Distribuição de sementes beneficiará 10 mil pessoas

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca deu início ao cadastramento dos produtores rurais de Caucaia que receberão sementes para a safra de 2018. Serão distribuídas sacas de feijão e de milho.
Cerca de 200 agricultores já foram cadastrados. A expectativa é de esse número chegar a dois mil quando ao fim de novembro o balanço final contemplar os registros feitos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
“Essa é uma medida importante porque a chuva esses últimos meses ainda foi pouca e a estiagem já se acumula há pelo menos seis anos. Boa parte do território de Caucaia é de sertão. Então, a Prefeitura não pode esquecer desse povo”, afirma o prefeito Naumi Amorim.
A distribuição das sementes beneficiará diretamente a aproximadamente 10 mil pessoas. A entrega das sacas iniciará em 1º de dezembro. “Estamos identificando os produtores. A gente vai na comunidade e cadastra. Mas se o produtor quiser nos procurar também pode. Basta ele nos dizer onde planta e onde fica a área que recebe o acompanhamento técnico”, detalha o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Samuel Lima.
Segundo ele, a distribuição das sementes deverá durar pouco mais de três semanas – finalizando, portanto, antes do Natal. Cada agricultor receberá 20 quilos de milho e dez quilos de feijão, o que representará um total de 20 toneladas de milho e dez toneladas de feijão.
Os trabalhos são fruto de parceria da Prefeitura com a Ematerce, a Companhia Nacional de Abastecimento Brasileiro (Conab) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Logo, há recursos municipais, estaduais e federais. “As sementes são entregues em dezembro, mas o preparo da área para plantio já está sendo feito. É importante, então, que a gente se mobilize e que o produtor se organize”, finaliza o secretário Samuel Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário