sábado, 30 de junho de 2018

Assembleia celebra 25 anos do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza

Os 25 anos do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza foram comemorados em sessão solene na tarde desta quinta-feira (28/06), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. Segundo o deputado José Sarto (PDT), autor do requerimento, a entidade se insere no contexto da promoção de política pública de inclusão social por meio da arte e da cultura.
“Atitudes como essa, representadas pelo Balé Folclórico, fazem-nos não perder a esperança nos seres humanos. Ainda existem pessoas, poucas que sejam, que teimam em fazer a coisa de maneira a privilegiar ou a dar mais oportunidades para quem não as tem. É isso o que o Balé Folclórico faz, levando a cultura, levando a arte e levando a dança para a população que não teria, em nenhuma outra circunstância, sequer acesso. Jovens como esses, das periferias da cidade, têm nessas instituições a oportunidade, por vezes, de se destacar internacionalmente”, avaliou o parlamentar.
A coordenadora da ONG Moradia e Cidadania, Sônia Cavalcante, ressaltou a luta da fundadora do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Sandra Veloso, para manter o grupo vivo. Sônia também comentou sobre como a cultura cearense é valorizada em outros países. “Estive na França há um ano, representando o Brasil, e vi o quanto eles valorizam a nossa cultura. Nós íamos para as escolas, fazer uma apresentação, e eles ficavam de pé, de 10 a 15 minutos, aplaudindo o nosso grupo”, relatou.
Já o presidente do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Ricardo Veloso, agradeceu aos colaboradores da instituição e destacou a necessidade de trazer mais incentivos para os demais grupos de cultura popular da cidade. Ele salientou ainda o impacto positivo que o Balé Folclórico causa na vida dos jovens que dele participam. “O que a gente fica mais feliz de ver é como o nosso trabalho tem produzido frutos e transformado vidas. A gente tem exemplo de ex-integrantes que já têm o próprio grupo”, comentou.
Foram homenageados a fundadora do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Sandra Maia Lopes Veloso; o presidente do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, Ricardo Antônio Machado Veloso; o deputado José Sarto; o secretário de Estado da Cultura, Fabiano Piúba; o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Nelson Martins; a fundadora do grupo Tradições Cearenses, Elzenir Colares; o artista plástico Descartes Gadelha; a coordenadora da ONG Moradia e Cidadania, Sônia Cavalcante Olímpio, e o advogado e economista Raimundo Nonato Veloso.
Também receberam homenagens, “in memoriam”, o fundador do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, reverendíssimo padre Luiz Rebuffini; o educador e líder comunitário Francisco de Souza Lopes; a ex-funcionária do Ministério da Saúde Adalgiza do Nascimento e a ex-funcionária do INSS Maria do Rosário Machado Veloso.
Foram entregues, ainda, comendas em comemoração aos 25 anos de fundação da entidade à diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Noel Hugnen, Gilvaci Lucena; ao ex-presidente do Maracatu Vozes da África, Cláudio Correia Primo; à diretora da Escola Paulo VI, Corina Bastos Bitu; ao apresentador do programa Ceará Caboclo, Dilson Pinheiro; ao maestro Rômulo Félix e aos senhores Francisco Aderaldo de Oliveira e Lieta Valotti.
Também participaram da solenidade o coordenador de Patrimônio da Secretaria da Cultura do Estado, Alênio Carlos Noronha Alencar; o assessor parlamentar da Casa Civil, Eônio Fontenele; a presidente da Comissão Cearense de Folclore, Poliana Santos, e o representante do Fórum de Cultura Popular, Lairton Guedes.
BD/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário