terça-feira, 26 de junho de 2018

Comarca de Caucaia implanta módulo de gravação de audiências em processos digitais

A 2ª Vara de Família e Sucessões de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, implantou, nesta terça-feira (26/06), o módulo de gravação de audiências do Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Com a medida, todos os arquivos de áudio e vídeo de depoimentos, oitivas e interrogatórios de processos digitais poderão ser consultados tanto pelo Poder Judiciário como pelas demais partes através do portal e-SAJ.
De acordo com o juiz Neuter Marques Dantas Neto, titular da unidade, o uso da ferramenta otimiza os trabalhos. “Com o módulo de gravação de audiências, promotores, defensores e advogados não precisam mais vir ao Fórum de Caucaia para solicitar uma gravação de um arquivo, podem fazer isso de onde estiverem e acessar imediatamente. Isso dá mais agilidade e também transparência aos processos”, ressalta o magistrado.
O juiz salienta que, por enquanto, a novidade contempla somente os processos da 2ª Vara de Família e Sucessões que já foram digitalizados. “Nossa unidade funcionará como projeto-piloto, mas o objetivo é ampliar esse serviço para todas as varas de Caucaia, onde o processo digital foi implantado desde outubro de 2017”.
PROCESSO DIGITAL
O SAJ é um software de gestão eletrônica de processos, que permite mais segurança, celeridade e economia de tempo e recursos. A ferramenta já funcionava em Fortaleza e Maracanaú e, ano passado, dentro do projeto de expansão para o Interior, foi instalada em Caucaia e, no mês de dezembro, chegou a Sobral e Juazeiro do Norte. Já a versão física, que tem como benefícios a uniformização e a extração de estatísticas, teve implantação, no ano passado, nas Comarcas de Aquiraz, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Baturité e Eusébio, conforme portaria da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário