A análise incluirá alimentação escolar, aspectos de infraestrutura, aspectos pedagógicos, inclusão e programas do Governo Federal. Trata-se do projeto chamado Ministério Público pela Educação de Qualidade – MPEDUC, desenvolvido, em grande parte, com base na aplicação de questionários a serem preenchidos pelos gestores escolares.
Com base nessas respostas, será possível identificar as falhas da política
pública de Educação e orientar as ações do MPCE na cobrança dos problemas apontados pelas escolas.
Esse sistema nasceu no Rio de Janeiro, obteve sucesso expressivo e tem se espalhado pelo Brasil. Chegou em Caucaia pelas mãos da procuradora Camila Bezerra Leitão, da Vara da Infância, da Adolescência e da Educação, e do juiz da 13ª Vara da Infância e da Adolescência, Francisco Elnatan Carlos de Oliveira, que coordena o projeto no Ceará.
O evento de lançamento do diagnóstico aconteceu hoje no Centro de Formação e Avaliação Therezinha Lima (Cemfa), onde a secretária interina da Educação, Regiane Oliveira, recebeu os gestores das escolas de Caucaia para se engajarem no projeto, “ciente da importância do mesmo para um levantamento rápido e efetivo de todas as falhas da rede, em busca de oferecer às crianças e adolescentes um ensino de qualidade, capaz de capacitá-los como cidadãos do futuro.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário