segunda-feira, 21 de outubro de 2019

CAF convida Caucaia para apresentar gestão social de programa a outras cidades

A realização de mais uma Missão do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) em Caucaia na última semana rendeu mais do que orientações para alavancar obras e projetos implementados com recursos da entidade. Os executivos convidaram a cidade para apresentar a gestão social do programa a outros municípios com financiamento contratado junto ao CAF. Com isso, a experiência exitosa de Caucaia poderá ser replicada pelo mundo.
O convite foi feito por conta do trabalho desenvolvido por assistentes sociais no Avança Caucaia. As profissionais têm espaço garantido nos canteiros de obras. É o chamado “canteiro social”, criado para coletar opiniões dos moradores do entorno sobre o andamento dos trabalhos e solucionar eventuais demandas.
Além disso, as assistentes sociais visitam três vezes por semana as comunidades de alguma forma impactadas pelas intervenções. Fazem a chamada “busca ativa”. Nos outros dois dias da semana, atuam dentro do perímetro da obra e coletam impressões dos caucaienses.
“Se o morador reclama que a coleta de lixo não está passando e isso tem ligação com a obra, a assistente social encaminha a queixa pra Coordenadoria do Lixo, que avalia o que pode ser feito. Se a denúncia é de que a obra está gerando muita poeira, a assistente social aciona o responsável para ele implementar alguma medida de redução de danos. Isso é gestão social”, detalha o coordenador do Avança Caucaia, Fábio Mota.
De acordo com ele, cada tipo de demanda apresentada pelos moradores segue um protocolo específico e a articulação já rendeu bons frutos para o programa, cujas obras seguem em ritmo acelerado em diversas vias do Parque Potira, Araturi e Mestre Antônio, além da avenida São Vicente de Paula.
“A ideia é que a gente consiga localizar eventuais problemas e possa solucioná-los. Porque a gente sabe que toda obra gera transtorno. O que nós desejamos é reduzir o impacto desses problemas, já que os benefícios das requalificações dessas ruas e avenidas serão duradouros”, acrescenta Fábio Mota.
Mais de 500 vias serão requalificadas pelo Avança Caucaia. O investimento global do programa é de mais de R$ 320 milhões, com 66% desse recurso destinado a obras de mobilidade urbana. Também serão urbanizadas lagoas, criados ecopontos, feitas capacitações de microempreendedores, construídas praças, pontes, viaduto e um Centro de Eventos, e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário