quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Caucaia encerra Outubro Rosa com manhã de prestação de serviços

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou nesta quinta-feira (31/10) as ações alusivas ao Outubro Rosa com uma prestação gratuita de serviços na sede da pasta, localizada no Centro de Caucaia.
Cento e cinquenta pessoas participaram das atividades sobre prevenção ao câncer de mama e colo do útero e receberam encaminhamento para exames de mamografia. Também foram ofertados: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e emissão do cartão SUS, além de serviços de estética com designer de sobrancelhas, manicure, massagem e limpeza de pele.
O Outubro Rosa tem como objetivo alertar a sociedade – sobretudo as mulheres – a respeito da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. “A cada cem mulheres, oito são diagnosticadas com câncer de mama em Caucaia. Por isso, nós trabalhamos ao longo de todo o ano e contamos com grandes avanços. Não temos, por exemplo, problema de falta de vagas para fazer exame de mamografia”, disse a presidente do Comitê Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama, Lilian Sales.
O atendimento começa nos postos de saúde, onde as pacientes são atendidas por médicos clínicos gerais e encaminhadas para a realização do exame. “Tudo o que é necessário em relação ao câncer de mama, seja prevenção ou cuidados, temos em Caucaia para oferecer com uma equipe formada por excelentes mastologistas”, conta Sales.
Secretário municipal de Saúde, Moacir Soares destaca que Caucaia elaborou um Plano Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama, que conta com treinamento especializado dos profissionais da rede realizado por técnicos renomados do Ceará. “Temos um cuidado especial com as mulheres caucaienses desde o início da gestão”, ressalta.
Ao longo de todo o Outubro Rosa, a SMS promoveu ações em educação em praças, escolas, shopping, postos de saúde, Hospital Municipal, Maternidade Santa Terezinha e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário