quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Jornada pela Infância e Adolescência inicia atividades no Ceará por Caucaia


Caucaia sediou nesta quarta-feira (30/10) a solenidade de lançamento do programa “Jornada pela Infância e Adolescência”, projeto da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, idealizado pela presidente do colegiado e primeira-dama do município, deputada estadual Erika Amorim. O evento foi realizado no Centro Municipal de Formação e Avaliação Teresinha Costa Lima (Cemfa), na Tabuba, com a presença do prefeito Naumi Amorim, destacando o empenho da gestão na garantia de direitos de crianças e adolescentes. 
Estudantes de 12 escolas da rede municipal de ensino lotaram o auditório do Cemfa. Eles participaram de palestras sobre “Abuso e Exploração Sexual no Contexto Social”, com a psicóloga Helena Damasceno e a debatedora e escritora Mônica Mota, e “As Atribuições dos Órgãos que Compreendem o Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, com a escrivã de Polícia Civil membro da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), Neusimar Barroso.
Segundo a idealizadora do programa, deputada Erika Amorim, “a iniciativa tem o objetivo de formar profissionais na identificação de violações e informar a sociedade sobre os canais de denúncia. O programa irá promover capacitações a partir do ambiente escolar, com professores e alunos, e todos os membros do Sistema de Garantia de Direitos serão contemplados com a iniciativa, a partir do Conselho Tutelar.”
O prefeito Naumi Amorim destacou que “Caucaia apoia todas as ações que preservam os direitos das crianças e adolescentes, estando lado a lado nesse debate tão importante para a nossa juventude. Nosso olhar tem que ser ainda mais cuidadoso e atento, pois os menores que passam por mais situações de abuso e violência sexual são os que se encontram em situações de vulnerabilidade.”
A secretária municipal de Educação, professora Camila Bezerra, por sua vez, homenageou a deputada Erika Amorim com uma placa em reconhecimento ao seu empenho no cuidado com as crianças e adolescentes de Caucaia. E enfatizou que “esse é apenas o pontapé de debates ainda mais aprofundados que construiremos juntos para todas as escolas da rede municipal em 2020.”
Também estiveram presentes ao evento outros membros do secretariado municipal, bem como o deputado estadual Nizo Costa, além de conselheiros tutelares e representantes do Governo do Estado, Juizado da Infância e Adolescência de Caucaia, Divisão de Proteção ao Estudante e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário