quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Caucaia cria Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio e apresenta documento ao MPCE


A Prefeitura de Caucaia apresentou ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) o primeiro Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio da história do município. O documento foi elaborado por técnicos da Secretaria de Saúde (SMS) como desdobramento da mobilização social Vidas Preservadas.
“Uma das propostas é criar uma central telefônica para auxílio às pessoas com sentimentos suicidas. Muitos pacientes com este perfil não saem de casa para procurar ajuda em nenhum serviço público de saúde. Eles se sentem mais confortáveis em desabafar por telefone”, conta o coordenador do projeto, Daniel Gadelha.
Além do call center, Caucaia já desenvolve o “Salve Jovem”, projeto que leva profissionais às escolas da rede municipal de ensino para escutar os jovens. “Neste caso, os professores têm um papel importante, pois criam vínculos e amizades com os alunos. Em alguns casos, o aluno tem mais confiança no professor do que nos próprios pais”, pontua Gadelha.
Pesquisas apontam que 90% dos casos de suicídios não aconteceriam se familiares e parentes soubessem detectar os sinais que toda pessoa dá antes de cometer o ato e se a rede de saúde mental da cidade onde ela mora a acolhesse. Em 2018, Caucaia registrou o menor índice de autolesões fatais dos últimos nove anos.
Foram dez casos, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Há a preocupação, no entanto, com a subnotificação e a os casos não consumados. “Por isso a nossa preocupação em desenvolver projetos voltados para a prevenção”, ressalta Daniel.
Caucaia foi convidada pelo MPCE para integrar o “Vidas Preservadas” em 2018. A mobilização motiva municípios cearenses a desenvolverem políticas públicas voltadas para a prevenção ao suicídio. “Foi quando nos aprofundamos no assunto e hoje podemos dizer que a preocupação do município está nas pessoas que não procuram ajuda na rede de saúde pública”, finaliza Daniel Gadelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário