quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Filtro vai beneficiar 940 alunos da Tabuba com água potável

Começou a ser instalado nesta quarta-feira (4/12) pela Prefeitura o primeiro filtro Salta-Z de Caucaia. Produzido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o equipamento vai beneficiar com água potável 940 alunos da Creche e Escola Municipal Luzia Correia Sales, localizada na Tabuba, e a comunidade do entorno.
A expectativa é de que o equipamento termine de ser montado nesta quinta-feira (5/12). “Com isso, a parceria da Funasa com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sapp) vai garantir fornecimento de água com qualidade para populações não contempladas pelos sistemas regulares de abastecimento”, afirma o titular da pasta, Cézar Cordeiro. 
O filtro purifica qualquer tipo de água e a torna viável para o consumo humano. “As águas desta região possuem bactérias que podem causar doenças diarreicas. Com o Salta-Z, o equipamento fornecerá a água tratada, evitando essa situação”, afirma o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Francisco das Chagas Dourado.
A qualidade da água será monitorada mensalmente pela Prefeitura. “A água vem de poço e tem teor alto de ferro com cor amarela. O equipamento filtra a água do poço, retirando minerais como manganês e ferro, e deposita na caixa d’água com capacidade para cinco mil litros”, explica Ivete Amanajás, chefe do Departamento de Educação em Saúde Ambiental da Funasa.
Diretora da escola, Viviane Sales comemora o feito. “Vai melhorar a qualidade da nossa água usada no cozimento dos alimentos e também para consumo.” 
A previsão é que outros nove filtros sejam instalados em Caucaia em 2020. Estudos técnicos estão sendo realizados pela Sapp e SMS na comunidade de Porteiras para atestar a viabilidade da instalação do segundo filtro no município. “Estamos fazendo análise da água para avaliar a viabilidade da instalação”, revela Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário